Xbox celebra e traz novidades de acessibilidade

A Xbox promete tornar a acessibilidade uma das suas prioridades. Neste segundo ano dedicado à celebração das Comunidades de Jogadores com Desabilidades, a Xbox quis asseverar que deixem de existir obstáculos na experiência do universo dos videojogos, e que ninguém fica para trás quando se trata de desfrutar de um bom jogo com amigos ou a solo. Como tal, é necessário criar produtos e controlos adaptados às necessidades de todo o tipo de jogadores, incluso de pessoas com necessidades especiais que contam cerca de 400 milhões de jogadores por todo o mundo.

O Microsoft Inclusive Tech Lab foi intencionalmente construído com essa missão em mente. O laboratório trabalha no intuito de incentivar desenvolvedores e designers a incluir pessoas com deficiência nos produtos e serviços que criam, mostrando como as tecnologias inclusivas permitem que todos participem. O mesmo é válido para os videojogos.

Quando tornamos as nossas experiências, jogos e plataformas acessíveis, mais pessoas experimentam o poder da conexão que vem do jogo, seja criando vínculos com a sua família, vendo-se refletidas num jogo ou a alegria de ajudar os outros a descobrir a diversão que é jogar.

Anita Mortaloni, Directora de Acessibilidade da Xbox

Como tal, o showcase deste ano contou com a colaboração de algumas comunidades de jogadores, entre elas, a Xbox Ambassador e a Xbox Accessibility Insider League (XAIL). Os jogadores enfatizaram as principais necessidades para melhorar a acessibilidade dos produtos Xbox, tais como:

  • A importância de existir mais variedade de opções de acessibilidade durante todo o ano, além da personalização das opções de acessibilidade, incluindo texto, legendas e configurações de dificuldade;
  • Incluir jogadores com deficiência no design dos produtos e jogos, como desenvolvedores e como público alvo;
  • A importância de configurações padronizadas, maior capacidade de descoberta de recursos e comunicação de jogos acessíveis para todo o tipo de jogadores.

Os jogos têm o poder de unir as pessoas e o nosso objetivo é levar a alegria de jogar à comunidade gaming e como tal, a bilhões de jogadores e desenvolvedores de videojogos.

Anita Mortaloni, Directora de Acessibilidade da Xbox

VÍDEO COMPLETO DO SHOWCASE DE ACESSIBILIDADE

Estes serão alguns dos jogos que prometem cumprir com os objetivos propostos:

Stories of Blossom-acessibilidade
  • Stories of Blossom” – um conjunto de contos interativos ilustrados com desenhos de cores garridas e produzido a pensar em todas as possíveis opções de acessibilidade, desde imagens, áudios, legendas e assistência durante o jogo;
Pentiment
  • Pentiment” – a fazer parecer ilustrações tiradas de um livro medieval, com diversos tipos de manuscritos a imitar pergaminhos e mapas, o jogo dispõe de diferentes fontes e tamanhos de texto, bem como várias opções customizáveis de contraste, leitura de texto caso necessário e até um modo de fácil leitura, permitindo remover a complexidade e o ruído das ilustrações em volta do texto;
A sDusk Falls
  • As Dusk Falls” – o mais ambicioso deles, é um jogo não-linear, sujeito a escolhas – cooperativo, multijogador até 8 jogadores e multiplataforma, e tem ainda uma uma app complementar que funciona como uma espécie de controlo remoto. Também pode ser jogado a solo e conta com várias opções de acessibilidade tais como: UI e texto do jogo narrados, personalizações de cores e fontes de texto, desativar ou prolongar contadores de tempo na tomada de decisões durante o jogo e várias definições de controlos;
Grounded
  • Grounded” – num update pedido pela comunidade, o jogo permite ativar um modo chamado Arachnophobia Mode, criado para reduzir os efeitos da mesma em jogadores mais sensíveis a essa fobia. Permitindo aos jogadores delinear o grau de realismo das aranhas e até mesmo atenuar os efeitos sonoros das mesmas durante o jogo.

Todos estes jogos estarão disponíveis no Xbox Game Pass da Xbox. Porém, e a nível de comandos e acessibilidade das plataformas de jogo, tanto no PC como em consolas? Também vão haver atualizações neste campo, nomeadamente:

  • Melhoramentos na facilidade de navegação a nível de menus e configurações;
  • Novas funções, atalhos de fácil acesso e mais definições para controlos de teclado e rato;
  • Opção de co-piloto de comando para PC e Xbox, permitindo aos jogadores ligar 2 comandos como se fosse um único para quem necessita de assistência com a sua consola ou simplesmente permitir o uso de dois comandos diferentes para aceder à consola de forma remota.

Explora as novidades e sabe mais no site de suporte oficial da Microsoft aqui.

COMUNIDADE DUMMIES

Vamos crescer juntos

#GamingIsAWorldChanger
Send this to a friend