ID@Dummies – Fornada nº15 de indies

Com novas caras na equipa, a roda gira de forma diferente, e enquanto temos tido falta de indies dos ID@Xbox, esta semana não conseguimos falhar!

Trazidos pelos vossos queridos Ulisses, Soraia, Tiago e Leandro, com o 3º “Azure Striker GUNVOLT”, um curioso “Square Keeper”, um excelente “Trifox”, um encantador “Wayward Strand”, e um divertido “You Suck at Parking”.

Esta fornada de indies é boa… *coloca óculos à Horatio e ouve “YEEEEEAAAAAAAHHHHHHHH”


Azure Striker GUNVOLT 3

por Ulisses Domingues

| Plataformas | Nintendo 3DS, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC
| Género | Plataformas
| Estúdio | INTI CREATES
| Publicadora | INTI CREATES
| Preço | 25,99€
Site Oficial

Após experienciar tudo o que “Azure Striker GUNVOLT 3” tem para oferecer permanece difícil continuar a classificar esta saga de entre os indies. Vou mais longe e digo que, dentro do género, esta terceira iteração é um eletrificante triplo A em todos os aspetos presentes como jogabilidade, grafismo ou banda sonora. Sendo fã da saga isto deixa-me radiante, especialmente depois de analisar as duas últimas entradas no ID@DUMMIES, conseguindo apreciar a evolução e constante mudança de direção, personagens e temas pela INTI CREATES jogo após jogo, nunca esquecendo os alicerces principais que tanto a caracterizam; “GUNVOLT 1” focou-se na titular personagem Gunvolt, “GUNVOLT 2” apresentou duas estórias paralelas com Gunvolt e Copen e este “GUNVOLT 3” apresenta Kirin com um Gunvolt bem assente na bancada dos suplentes. Porém, infelizmente, não obstante o número 3 indicar que esta é uma sequela, mais uma vez o enredo fica para segundo plano não só narrativamente, mas também por perpetuar uma estória confusa e convoluta.

Feliz fico por confirmar que, mais uma vez, a jogabilidade é o ponto mais forte em “Azure Striker GUNVOLT 3”. Controlar a nova protagonista diz-te que, na sua terceira iteração, os alicerces da saga assentes na jogabilidade run-and-gun, não demonstram intenções de abrandar com uma forma diferente de jogar, apostando num estilo de combate que chega a ser tão defensivo como ofensivo. Devido à curva de aprendizagem dos outros títulos a INTI CREATES colocou as suas fichas em algo diferente, apostando em habilidades que facilitam a jogabilidade momentânea, mas com vários modificadores para aumentar a dificuldade geral. Uma das novidades que surpreendeu pela postiva foram as Image Pulses, objetos vindos de um sistema à lá gacha que está muito bem ligado à progressão de nível da heroína, ajudando saudavelmente à replayability do título.

Visualmente este representa o melhor em pixel art que a INTI CREATES já deu à luz desde que há memória. Todas as animações têm um nível absurdo de detalhe embutido, e nem estou a mencionar o número ridículo de imagens 2D que ilustram os momentos mais pivotais do enredo. Isto tudo, em conjunto com a banda sonora rica e uma possibilidade de, pela primeira vez, jogar com uma dobragem em inglês, fazem de “Azure Striker GUNVOLT 3” um dos títulos mais fáceis de recomendar dentro do género e, devido aos meandros do enredo, é perfeitamente aconselhável começar por esta iteração independentemente do teu conhecimento sobre a franquia.


Square Keeper

por Soraia Lobos

| Plataformas | Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC
| Género | Acção, Aventura, Puzzle
| Estúdio | Kanak
| Publicadora | JanduSoft
| Preço | 4,99€
Site Oficial

Admito que o meu primeiro encontro com este jogo caiu mesmo ao lado das minhas expectativas. Trata-se de um jogo estilo puzzle, não de lutar em masmorras de forma ativa pow pow. O nosso protagonista está preso numa masmorra com muitas salas cheias de diferentes inimigos e armadilhas e deve progredir através da utilização de cartas. Para escapar, temos que analisar as opções corretamente e derrotar os inimigos para que o portão da sala se abra e respiremos ar puro novamente!

Algo que achei que poderia melhorar, é o facto de este jogo não explicar o que as cartas fazem. Temos que ir usando e explorando para aprender. No entanto, nos pontos positivos, realço a variedade dos inimigos e o design estilo pixel art minimalista e fofo.

Esta aventura dura aproximadamente 2 horitas pelo que cumpre aquilo a que se propõe, explorar e sair das masmorras através de estratégia pelo uso de cartas. Recomendo a quem gosta do género e procura um dungeon crawler estratégico com cartas.


Trifox

por Tiago Ruão

| Plataformas | Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC
| Género | Acção, Aventura, Plataforma, Shooter
| Estúdio | Glowfish Interactive e Bromio
| Publicadora | Big Sugar Games
| Preço | 19,99€
Site Oficial

Outro que se revelou uma bela surpresa, e extremamente recomendado!

– Ouve a opinião do Over no stream do Twitch –


Wayward Strand

por Leandro Rocha

| Plataformas | Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC
| Género | Aventura, RPG
| Estúdio | ghost pattern
| Publicadora | ghost pattern
| Preço | 19,99€
Site Oficial

“(…) Este jogo é um belíssimo adventure 2.5D desenvolvido pelo estúdio australiano Ghost Pattern. Ele conta uma pequenina fatia da vida de Casey Beaumaris, uma adolescente curiosa e gentil que está ajudando sua mãe por uns dias durante as férias de janeiro de 1978, ao mesmo tempo em que tenta criar um artigo de jornal interessante.

(…) O estilo gráfico é bonito e agradável, responsabilidade das talentosíssimas Marigold Bartlett e Aspen Forster, que foram inspiradas por quadrinhos franceses, belgas, art déco e livros infantis variados. Apesar de bonito, não é raro ver alguns glitches, como personagens entrando uns nos outros, objetos que não se encaixam e pessoas que se sentam no ar.”

Lê a review completa em: https://dummies.pt/wayward-strand-review/.


You Suck at Parking

por Soraia Lobos

| Plataformas | Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC
| Género | Acção, Aventura, Plataformas
| Estúdio | Happy Volcano
| Publicadora | Happy Volcano
| Preço | 19,99€
Site Oficial

Diversão é a palavra de ordem! Neste destaque dos indies, os níveis da campanha são divertidos, mas também desafiadores. Eu sempre amei jogos cooperativos de estética fofa e leves, de forma a passar um bom momento com amigos e este é sem dúvida um título que entra na minha lista junto com “Overcooked”.

Algo que não estava muito à espera, sendo que este se trata de um jogo pago, é a existência de um passe de batalha, mas estes são itens puramente cosméticos pelo que não altera em nada a jogabilidade. A física dos níveis e dificuldade foi uma agradável surpresa com diversos obstáculos e diversidade, desde diferentes ambientes, saltos, portais e até polícia e minas que nos seguirão para nos impedir de estacionar corretamente.

Para os que procuram uma campanha individual ao jogar a solo, senti que este também é uma boa aposta pois existem cerca de 100 níveis onde podemos testar as nossas habilidades e chegar ao topo da tabela de classificações. Estás a procura de um jogo divertido com a possibilidade de rir com amigos? Empurrá-los contra obstáculos mortais ou para fora do estacionamento e dar uma risada maléfica de vitória? Então encontraste o lugar certo para estacionar!


Ena! Que tal? Falta só as vidas extra para ter tempo para tantos indies… Não te esqueças que podes verificar a anterior fornada de indies, número 14.

COMUNIDADE DUMMIES

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