Já sabes que a Xbox e a PlayStation andam sempre a espreitar o que cada um faz para depois resolver seguir o mesmo caminho, ou ir na direcção oposta. Pois bem, para entenderes melhor as últimas notícias sobre estes dois gigantes do gaming, deixa-me pôr-te a par do que se tem passado.
A Sony anunciou que a PS5 vai ter um aumento de preço nos principais mercados, que inclui Portugal. Ora, naturalmente ficou tudo à espera de saber como é que a Microsoft ia responder a isto, e rapidamente ficámos a saber, através de um comunicado, que não têm planos para fazer o mesmo nas suas consolas, foi o que disse um porta-voz da empresa ao Windows Central.
Portanto, se queres comprar uma Xbox Series X ou S, podes respirar de alívio, pois para já o preço vai-se manter.
Em relação a este aumento comunicado pela Sony, foi uma surpresa bombástica (no mínimo) no mundo dos videojogos. E como se isso não bastasse, fica a saber que o aumento pode chegar aos 20% ou mais em algumas regiões como o Canadá e a Europa, além das já referidas. Para já a excepção à regra é o mercado americano. Por esta altura deves estar a pensar que decisão é esta e porque é que foi tomada? Fica a saber que a Sony se desculpa com o clima económico e a inflação.
Como deves imaginar, desde que esta noticia saiu ficou tudo à espera de saber o que iria acontecer às consolas Xbox e como já te disse, para já os preços mantêm-se. Ora, está visto que esta jogada da Microsoft agradou a muita gente (especialmente os fãs da marca).
Ao invés de seguir o caminho dos rivais, eles preferem focar-se no valor do seu serviço de subscrição, o Xbox Game Pass e na sua consola Series S com um preço mais simpático que uma Series X ou uma PS5, não ficando muito atrás em termos de hardware.
Preferiram, por isso, não sobrecarregar mais os orçamentos familiares já de si prejudicados pela economia. E nós os consumidores, agradecemos pois claro.
A Nintendo também já confirmou à Eurogamer que terá a mesma posição que a Microsoft.
São boas notícias, portanto, se está nos teus planos adquirir uma Xbox ou Nintendo. Mas cuidado, porque neste mundo não há garantias a 100%, especialmente no que diz respeito a aumento de preços. Como sabes esta, ou qualquer empresa tecnológica, precisa de peças para construir as suas máquinas e não consegue controlar os preços dos fornecedores nem as quebras na produção dessas mesmas peças. Só para teres uma ideia, no Reino Unido espera-se que a inflação venha a atingir um número recorde de 18%. Por isso, nunca se sabe o dia de amanhã.
Mas para já, no tempo presente vamos é aproveitar as boas notícias e esperemos que haja mais empresas a seguir este exemplo. Seria bom para os consumidores.
E está descansado, que aqui nos Dummies também vamos manter o preço para poderes continuar estar a par das notícias que te interessam… ou seja, vai continuar a custar-te “nicles”. Aproveita, e boas compras!