O calor já irrompe por aqui dentro e as férias de Verão estão a chegar. Tudo indica uma coisa: o verdadeiro Natal dos gamers. Ainda estamos a acabar de processar as revelações e surpresas do Summer Game Fest ou Devolver Digital, com mais eventos a decorrer neste momento. Sem novidades ainda da Nintendo ou da Sony – que continua a não mencionar “God of War Ragnarök” – os olhos voltam-se para a Xbox.
Mesmo sem E3 pelo 3º ano consecutivo, a indústria tem sempre jogos novos para mostrar ao público, pelo que não faltam eventos em Junho, Julho e até Agosto! Para os fãs da Xbox, o dia D é a 12 de Junho a partir das 18h00, com a transmissão do Xbox & Bethesda Showcase, com a edição estendida a 14 de Junho, também às 18h00.
Ganha um código de 3 meses de Xbox Game Pass!
Queres ganhar um código de 3 meses de Xbox Game Pass Ultimate? Responde ao nosso desafio e preenche o nosso cartão bingo com as tuas previsões para o Xbox & Bethesda Showcase. Quem acertar mais… ganha! Responde pelas redes sociais, manda-nos mensagem privada ou envia-nos para geral@dummies.pt. As entradas fecham às 18h00 de 14 de Junho.
Como sempre, toda a gente começa a dar palpites e a declarar os seus desejos mais profundos. Mas o que será que podemos esperar do evento no domingo?
O adiamento de “Starfield” e “Redfall” para 2023 foi um golpe duro tanto para a Xbox como para os jogadores que esperavam explorar o sistema solar e jogar com os amigos na segunda metade do ano com dois jogos da Bethesda. Os tempos não andam fáceis com os efeitos da pandemia ainda a fazerem-se sentir. No entanto, a Microsoft tem 23 estúdios, e poderá ter mais 10 no início do próximo ano com a adição da Activision Blizzard. Com tanto talento a criar tanta coisa, será que é possível haver escassez de títulos Xbox nos próximos 6 meses?
Em quê que os estúdios estão a trabalhar, e o que poderemos ver no dia 12? A única certeza é que este será o primeiro evento em muito tempo que será praticamente impossível de prever, pelo silêncio do lado da Xbox, que se focou especialmente em “Starfield” até agora, e pelo admirável secretismo que se tem observado.
343 Industries
Xbox é Halo, Halo é Xbox, portanto é natural pensar-se na 343 quando se fala de jogos da Microsoft. O estúdio tem sofrido algumas mudanças de liderança nos anos que antecederam o lançamento de “Halo Infinite”, o que deverá certamente ter contribuído para a incoerência de algumas decisões que afectam o jogo, o que ainda hoje, 6 meses depois, se nota. Mas as centenas de pessoas na 343 não estão todas a trabalhar no mesmo.
- “Halo Infinite” – A equipa está constantemente a trabalhar para novas seasons, com mapas, cosméticos, modos de jogo e outras novidades. Em 2022, ainda deveremos ver a adição do co-op na campanha ou o modo Forge. Sabe-se que a Certain Affinity está a trabalhar com a 343 num novo modo para o multiplayer de nome “Tatanka”, o que deverá ser uma versão dum battle royale combinado com o modo Warzone de “Halo 5”. O estúdio estará também a trabalhar em DLCs ou expansões para complementar a história, sendo que a primeira deverá estar focada nos Endless, já que a marca foi registada há alguns meses.
- “Halo: The Master Chief Collection” – A derradeira colecção continua a receber conteúdo e atenção. A recente adição dos Flood ao Firefight de ODST prova justamente isso.
- Novo jogo – É raro o dia em que a 343 não está a trabalhar em mais projectos para além daqueles conhecidos pelo público. Jez Corden, do Windows Central, afirma que tem quase a certeza que há pelo menos mais um projecto Halo novo a ser desenvolvido. Dada a coerência e veracidade de Corden em múltiplas ocasiões, não há motivos para desconfiar dele ou das suas fontes internas.
| VEREDICTO |
Olhando a actualidade, é quase certo que teremos algo de “Halo Infinite” de alguma forma. Resta saber qual. Poderá ser talvez para relembrar que os testes da campanha em co-op chegam em Julho, e mencionar a Beta do modo Forge prevista para Setembro. Seria bom ter um teaser do primeiro DLC da campanha, mas talvez não seja a hora de focar em Halo. No máximo, teremos um lembrete de que “Halo Infinite” ainda rola. Também será improvável termos o anúncio de um novo jogo, uma vez que houve um lançamento recentemente, mas se há coisa que aprendemos com a Xbox é esperar o inesperado (alto flashback de “Gears 5” + “Gears POP!” + “Gears: Tactics” em 2018).
Alpha Dog Games
Este será talvez o estúdio mais esquecido por toda a gente na indústria. Criam jogos mobile desde 2012, sendo “MonstroCity: Rampage” o mais bem sucedido, e não se sabe no que é que poderão estar a trabalhar, mas o foco deverá continuar pelos dispositivos móveis.
- “Mighty DOOM” – O último título do estúdio saiu em 2021.
- Novo(s) jogo(s) – Provavelmente. Não se sabe quais.
| VEREDICTO |
Muito improvável aparecer já que tiveram um título lançado recentemente. E a Xbox até agora não parece estar focada em jogos mobile, pelo menos desde “Gears POP!”.
Arkane Studios
Os criadores de “Dishonored” e “Prey” trouxeram “DEATHLOOP” para o PC e PlayStation, sendo ainda exclusivo como parte dum contracto de um ano com a Sony, o que a Microsoft respeitou. Além disso, temos claro “Redfall”, um dos jogos que todos contavam conhecer este ano mas que foi adiado para 2023 juntamente com “Starfield”.
- “DEATHLOOP” – Deverá estar a caminho da Xbox.
- “Redfall” – Chega somente em 2023, mas prometeram-nos gameplay em breve.
| VEREDICTO |
Seja com qual jogo, estamos a contar com a Arkane Studios para nos presentar com “DEATHLOOP” a chegar à Xbox Series X|S e Game Pass algures de 14 de Setembro para a frente, e/ou um trailer com gameplay de “Redfall”, o jogo de vampiros para até 4 jogadores. De resto, atirem a moeda ao ar. E se aparecessem com um novo “Dishonored” ou “Prey”? Os últimos títulos de cada IP saíram em 2017. Talvez seja improvável, mas sonhar é gratuito.
Bethesda Softworks
A estrela esperada do espectáculo vem daqui. Apesar de ter sido adiado para o início de 2023 há quase um mês, “Starfield” tem mais que razão de comparecer à festa. Depois temos o outro lado da moeda, face ao primeiro novo IP em 25 anos, temos o IP com… mais de 25 anos.
- “Starfield” – Uma espécie de “Skyrim” no espaço, é como descrevem este RPG que tem criado muita expectativa já desde antes de se ver uma única imagem.
- “The Elder Scrolls VI” – A Bethesda Softworks está a trabalhar no próximo TES, mas desde a sua revelação na E3 2018 que nunca mais se ouviu falar de nada.
| VEREDICTO |
Contem, sim, com gameplay de “Starfield” no vosso ecrã no próximo domingo, sendo provavelmente o grande destaque do palco. Se este ano continuarmos sem ver nada de “The Elder Scrolls VI”, se calhar devíamos todos assumir que não passa dum mito, já que a única coisa que vimos dele foi uns segundos de paisagem e um logótipo, outrora… (2018, em anos pandémicos, foi há 10 anos atrás, ok?).
Compulsion Games
Até este pequeno estúdio cresceu consideravelmente desde que foi adquirido pela Microsoft, e, curiosamente, tem-se mantido nas sombras desde então. Será que é desta que vemos algo? Os criadores de “We Happy Few” estão a trabalhar num projecto com o nome de código Midnight.
- Project Midnight – Supostamente será um jogo de acção em terceira pessoa num mundo negro de fantasia. Magia e monstros farão parte dele, mas ainda nada foi revelado e não se sabe qual o seu estado de desenvolvimento actual.
| VEREDICTO |
Dado o longo silêncio que já dura quase 4 anos, seria interessante ver finalmente aquilo em que a Compulsion Games está a trabalhar e sem dúvida que será uma grande possibilidade vermos pelo menos um pequeno teaser. Está na hora da Xbox nos mostrar porque anunciou a compra em 2018.
Double Fine
“Psychonauts 2” chegou até nós em Agosto do ano passado e continuará a ter membros da Double Fine Productions a trabalhar para garantir o seu suporte. Em 2021, foi confirmado que estão a desenvolver vários projectos. Notem: plural.
- Novos jogos – Só se sabe que são mais que um e que a equipa se dividiu em várias partes para esse propósito.
| VEREDICTO |
Não deveremos ter novidades da Double Fine este ano, já que lançaram recentemente um jogo e os próximos deverão estar ainda em fases iniciais de desenvolvimento. Há também alguns burburinhos na esperança que estejam responsáveis pelo regresso de Banjo, mas não existem motivos para acreditar que sejam verdade (pelo menos para já).
id Software
Responsáveis por “DOOM” e “Quake”, não há muito que se espere, à partida, da id Software. Quaisquer que sejam os projectos em que estão a trabalhar, ninguém sabe do que se tratam e nem há sequer pistas.
- Novos jogos – Certamente. Quais? Toca a encolher os ombros.
| VEREDICTO |
A única coisa que se discute por aí de forma leve é que o estúdio estará a fazer uma pausa de DOOM e por isso talvez a trabalhar num novo Quake. Neste caso não é possível prever. Ou não marca presença, ou entra pelo evento com uma surpresa qualquer. E nós bem que gostamos delas, não é verdade?
inXile Entertainment
Aqui é que as coisas começam a ficar interessantes. Nos últimos anos não tem havido falta de conteúdo da parte dos criadores de “Wasteland” e “The Bard’s Tale”, e parece que poderão estar perto de revelar os seus próximos projectos, nomeadamente o já conhecido Project Cobalt.
- Project Cobalt – Acredita-se que este jogo é inspirado na tecnologia da Revolução Industrial (daí o estilo Steampunk na imagem acima, de Aleksander Danilovac) e o estúdio parece ir de encontro ao que se tem ouvido.
| VEREDICTO |
Outra forte possibilidade de presença, já que Jeff Grubb, editor da Venture Beat e outra fonte fiável, afirmou no ano passado que este título estaria pronto para sair em 2023. Claro, com as incertezas depois de tantos adiamentos pela indústria, não se mete as mãos no fogo por nenhum, mas seria uma surpresa agradável ver a sua revelação em breve.
Machine Games
O portfólio deste estúdio está cheio dos jogos de Wolfenstein e o primeiro “Quake”. Em vista para o futuro temos “Indiana Jones”. Afinal, com o que é que podemos contar daqui?
- “Indiana Jones” – Foi anunciado em Janeiro de 2021 e nunca mais se ouviu falar desde então.
- Novo jogo – Se forem perguntar por aí, uns quantos fãs vão atirar ao ar que querem muito ver “Wolfenstein III”
| VEREDICTO |
Hum… Este é também difícil. O último da saga foi “Wolfenstein: Youngblood” que lançou em 2019. Se os rumores forem verdadeiros, é bem provável que a Xbox escolha mostrar-nos um “Wolfenstein III” para compensar pelas perdas deste ano. A aposta mais indicada talvez devesse ser “Indiana Jones” porque trata-se de um jogo já anunciado. Mas temos pelo menos a certeza agora que a Machine Games vai estar presente no evento. Ficamo-nos, até lá, pela batalha no Twitter. Quem será que tem a informação correcta em relação à exclusividade do título? Jez ou Nick?
Mojang Studios
Desde 2010 que “Minecraft” se mantém uma constante, tendo sempre novidades para apresentar de forma anual, nomeadamente no seu próprio evento, o Minecraft Live. “Minecraft Dungeons” foi uma das surpresas em 2020, demonstrando que a Mojang Studios pode entregar a experiência ao cubo noutro formato.
- “Minecraft” – Como sempre tem sido, o estúdio continua a trabalhar no título cuja primeira versão lançou há mais de uma década.
- “Minecraft Dungeons” – O último DLC da Season Pass lançou em Julho de 2021, e desde então a Mojang tem desenvolvido conteúdo no formato de Seasonal Adventures, estando actualmente na Season 2.
- Novos jogos – Circulam rumores que poderemos ver um “Minecraft” ao estilo de RTS, e Jez Corden ainda afirma que há pelo menos dois títulos a caminho.
| VEREDICTO |
Provavelmente ninguém espera que os donos do jogo mais vendido de sempre tenham grande destaque no Xbox & Bethesda Showcase, portanto quem diz que não possamos ser surpreendidos? Deste ramo da família Xbox há sempre algo no forno, e as probabilidades estão do lado deles. Teremos algum trailer sobre as Seasons de “Minecraft Dungeons” ou uma revelação de outro novo jogo?
Ninja Theory
O talento e capacidade de superação gráfica desta equipa continua sempre a surpreender, tendo deixado o público de boca aberta quando foi revelado que o primeiro trailer de “Senua’s Saga: Hellblade II” no The Game Awards de 2019 era in-game. Mas não é o único projecto em curso.
- “Senua’s Saga: Hellblade II” – A sequela do título que começou como exclusivo da PlayStation 4 foi anunciada há um tempo, e vimos gameplay no The Game Awards de 2021. A equipa tem feito um trabalho extra, usando tecnologia de ponta para recriar a Islândia ao mínimo detalhe.
- Project: Mara – Ainda não se sabe muito deste jogo, apenas que tem deixado todos na indústria impressionados com a fidelidade visual.
| VEREDICTO |
Se não mostram “Senua’s Saga: Hellblade II” com lançamento para os próximos 12 meses, talvez seja altura de perguntar o que se passa. Este Xbox & Bethesda Showcase é o timing perfeito para o fazerem. A não ser que planeiem deixar isto para a cerimónia dos The Game Awards de 2022. Quanto ao Project Mara, ainda deve ser cedo para se saber mais.
Obsidian Entertainment
A melhor questão aqui seria: em quê que a Obsidian não está a trabalhar? E com tanto por onde escolher! Dos IPs estabelecidos como “Pillars of Eternity”, o novo “The Outer Worlds” ou as aventuras de pessoas apaixonadas em “Grounded”. Um dó li tá…
- “Grounded” – O jogo que saiu em Game Preview em 2020 tem vindo sempre a desenvolver mas ainda não chegou à fase mais polida. Tem conquistado corações de todos os tamanhos.
- “Avowed” – Anunciado no evento Xbox de Julho de 2020, captou logo o interesse do público com o seu trailer e por se tratar dum RPG com uma mistura entre “The Outer Worlds” e “Skyrim”.
- “The Outer Worlds 2″ – Discutivelmente apresentado como um dos trailers mais cómicos de sempre, deverá estar ainda mais longe de lançar do que os dois primeiros.
- “Pentiment” – Não se sabe ainda se será este o nome oficial e final do RPG a ser construído por uma pequena equipa da Obsidian liderada por Josh Sawyer, que orientou os talentos que trouxeram “Fallout: New Vegas”. Segundo o que Jez Corden (Windows Central) e Jeff Grubb (Venture Beat) disseram ano passado, o jogo será orientado para a narrativa e investigação, provavelmente num cenário do século XVI.
| VEREDICTO |
Com tanto na panela, será difícil não contar com a presença da Obsidian Entertainment. A melhor aposta talvez fosse primeiro em oficializar “Grounded” como completo e lançar a versão 1.0, ou um olhar mais detalhado de “Avowed” porque, convenhamos, também está na hora. Deverá ser ainda cedo para “The Outer Worlds 2”, embora se diga que está em desenvolvimento há já algum tempo. Seria uma boa surpresa vê-lo por aqui. Ou então teremos um vislumbre do projecto de Josh Sawyer. Há quem diga que esse título está já em fases mais avançadas da produção. Era bom ter de tudo, não? Ah… obsidiana…
Playground Games
Forza Horizon e Fable são os IPs nas mãos deste promissor estúdio, que tem sempre conseguido elevar a fasquia com os jogos de carros. Não é por acaso que estamos todos curiosos em saber o que resultará daqui no seu primeiro RPG, especialmente dado que se trata dum universo muito adorado pela indústria. Precisamente devido à forma como Fable foi deixado, após o cancelamento de “Fable Legends” e fecho da Lionhead Studios em 2016, todos os olhos estão postos na Playground Games.
- “Forza Horizon 5” – As ruas do México continuam bem vivas e um foco constante do estúdio.
- “Fable” – Peritos em trazer mundos abertos complexos e detalhados, todos estão curiosos em ver como se safam com um RPG sem carros.
| VEREDICTO |
Uma aposta segura seria, de facto, contar com o anúncio do primeiro DLC de “Forza Horizon 5”, já que é habitual contarmos com pelo menos duas expansões adicionais pós-lançamento. Infelizmente, um leak que surgiu há poucos dias acabou por confirmar as suspeitas. Deveremos ter um anúncio em breve, dentro ou fora de um dos showcases da Xbox. Quanto a “Fable”, apesar de terem surgido notícias de que o estúdio estaria a ter algumas dificuldades no desenvolvimento, parece que a verdade é bem mais positiva. Jez Corden disse que, segundo sabe, as coisas estão a correr bem. Embora o jogo deva estar ainda longe, talvez para 2024, mostrar algo mais tiraria todas as dúvidas, portanto não seria descabido ver “Fable” no dia 12 ou 14 de Junho.
Rare
Desde 2018 que não se pensa noutra coisa da Rare senão “Sea of Thieves”, mas o estúdio tem um grande portfólio de honra. Recentemente trouxe “Battletoads” com o Dlala Studios, criou “Banjo-Kazooie” e “Conker”, fez parte do desenvolvimento de “Killer Instinct” e de “GoldenEye 007”, e está a trabalhar num novo IP, “Everwild”.
- “Sea of Thieves” – Uma caixinha cheia de surpresas em 4 anos e que não mostra sinais de abrandamento.
- “Everwild” – Além de alguns estímulos visuais, pouco se sabe do que consiste este título.
- Novos Jogos – Nos últimos anos, muitos fãs de Banjo e Conker têm pedido um regresso em grande pela Rare. Têm surgido rumores aqui e ali, mas nada até agora em concreto ou que fundamentasse a ideia de que a Rare planeia reviver algum IP antigo.
| VEREDICTO |
Certamente que a Rare estará presente com algo novo a caminho de “Sea of Thieves”, que tem sido presença obrigatória em todos os eventos de Verão desde 2018. O desenvolvimento de “Everwild” tem sido atribulado, pelo que não há muita esperança de o ver. É um jogo que tem cativado embora não se saiba bem do que se trata. Claro que seria uma bomba se a Xbox revelasse que o estúdio (ou outro qualquer da lista) está a trabalhar para reviver Banjo, Conker, Killer Instinct ou o muito falado remake de “GoldenEye 007”. Saberemos em breve se sim, ou se teremos de fermentar expectativas por mais 12 meses. Vá lá, Xbox. Deixa cair aí uma nuke…
Roundhouse Studios
Literalmente vindo das cinzas da equipa da Human Head Studios em 2019, desde então tem andado a trabalhar, naturalmente, em alguma coisa, mas não há nenhuma pista aqui.
- Novos Jogos – O vosso palpite é tão bom como o meu.
| VEREDICTO |
Imprevisível, completamente. Ainda não vimos nada deste estúdio. Mas também será improvável sabermos tão cedo.
Tango Gameworks
Os criadores de “The Evil Within” lançaram recentemente “Ghostwire: Tokyo” exclusivamente para PC e PlayStation 5. O seu futuro poderá desviar-se um pouco do género horror, segundo o que a VGC conseguiu apurar duma entrevista da Famitsu. Foi o próprio fundador do estúdio, Shinji Mikami, que o afirmou, ressaltando ainda que estão empenhados em criar jogos mais pequenos sem se fixarem no género pelo qual são conhecidos.
- “Ghostwire: Tokyo” – Certamente ainda a ser suportado e a caminho da Xbox.
- Novos jogos – O estúdio está focado em formar pequenas equipas e criar novos títulos fora da lupa AAA.
| VEREDICTO |
Talvez não seja o momento para termos uma data de lançamento de “Ghostwire: Tokyo”, até porque o primeiro ano de exclusividade ainda não terminou (Março 2023). A Xbox deverá ter outras prioridades. E mesmo a nível de outros projectos, também deverá ser cedo para tal.
The Coalition
Ainda a trabalhar na continuidade de “Gears 5”, a The Coalition provou o seu talento no Unreal Engine 5 com várias demonstrações do programa, e teve um papel fundamental no desenvolvimento de “The Matrix Awaken”, uma experiência gratuita que saiu para a Xbox Series X|S e PlayStation 5.
- “Gears 5” – O apoio básico vai continuando, mas sem mais DLCs ou grandes novidades à vista.
- Próximo Gears – A história de Kait Diaz ainda não terminou, pelo que certamente estão a trabalhar na sua continuação.
- Novo Jogo – Há alguns rumores que apontam para um novo IP em desenvolvimento.
| VEREDICTO |
Parece que The Coalition passou para além de “Gears 5”, estando focada agora no futuro do franchise. “Gears Tactics” foi uma aposta diferente que passa ainda despercebida por muitos, mas provou que há espaço para outras ideias neste universo. Não parece que seja a hora de partilhar o 6º jogo da história, e qualquer outro novo projecto talvez esteja ainda em fase precoce da sua concepção. O estúdio parece para já focado em tornar-se mestre do Unreal Engine 5 antes de envergar por novas aventuras mais concretamente definidas. Nunca digas nunca, mas…
The Initiative
Após o anúncio da formação deste estúdio, muito se especulou sobre o que estariam a trabalhar. Finalmente, no final de 2020, veio-se a confirmar os rumores de que “Perfect Dark” será o seu primeiro projecto.
- “Perfect Dark” – O reboot tem andado pelos altos e baixos na produção, e até a Crystal Dinamics se juntou para ajudar à sua criação.
| VEREDICTO |
Com os relatos que se tem ouvido do desenvolvimento do único jogo que se sabe que The Initiative tem em mãos, é muito improvável vermos “Perfect Dark” tão cedo como este mês.
Turn 10 Studios
O seu trabalho é e sempre foi apenas um: trazer o próximo simulador de carros de elite da Xbox. O novo “Forza Motorsport” quebra o ciclo de lançamentos bienais intercalados com os “Forza Horizon” da Playground Games. “Forza Motorsport 7” já saiu em 2017.
- “Forza Motorsport” – Anunciado em 2020, é o título principal onde a Turn 10 deverá estar a trabalhar.
- “Forza Horizon” – O estúdio também tem vindo a apoiar consistentemente o desenvolvimento deste ramo da família.
| VEREDICTO |
Já passaram 2 anos. Está na altura de nos mostrarem o novo “Forza Motorsport” e apresentarem uma data de lançamento, preferencialmente para 2022, embora alguns membros da indústria apontem para início de 2023. O próximo ano já está carregado de títulos Xbox. Sem nada para decorar a prateleira, seria melhor indicado para final deste ano. Vamos saber certamente no domingo.
Undead Labs
A dedicação deste estúdio é sem dúvida notória, com a contínua preocupação em actualizar o seu último jogo e preparar o próximo.
- “State of Decay 2” – Este jogo tem continuado a receber actualizações e conteúdo. Definitivamente não foi largado pela Undead Labs.
- “State of Decay 3” – A nova história de sobrevivência está em execução e promete elevar a fasquia da IP.
| VEREDICTO |
Cheira que este Xbox & Bethesda Showcase não será o local nem a hora para mais novidades de “State of Decay 3”, que ainda deverá demorar a lançar. Pessoalmente, seria uma alegria enorme, mas as expectativas são praticamente nulas. Ainda falta, e o meu estado de decadência agrava-se. Perceberam? Perceberam? (Sempre a aprender com PedroNeco).
World’s Edge
Estes andam também sempre a trabalhar no duro. Não param de desenvolver jogos duma IP com mais de 25 anos!
- “Age of Empires IV” – Chegou ano passado ao PC e conquistou terras e corações, tendo recebido actualizações de forma frequente. Provavelmente está a caminho da consola.
| VEREDICTO |
É quase certo vermos “Age of Empires IV” a chegar à Xbox. Ok, não passa ainda de um palpite, mas! Primeiro começaram os pedidos, depois chegaram as intenções da parte da World’s Edge, e em seguida começaram os rumores. Há coisas que simplesmente encaixam e embora não seja uma tarefa fácil colocar RTS nas consolas e comandos, a Xbox sabe que os fãs querem jogar na Xbox Series X|S. Também há falatório sobre a possibilidade do estúdio explorar outros títulos novos, mas para já é cedo.
Zenimax Online Studios
Outra incógnita. Além do contínuo foco no “ESO”, simplesmente não sabemos o que esperar daqui.
- “The Elder Scrolls Online” – Tudo indica que o apoio deste título vai continuar.
| VEREDICTO |
A Xbox não tem por hábito dar tempo de ecrã a “The Elder Scrolls Online”. É quase como se algumas partes da Bethesda ainda estivessem no seu próprio nicho que ninguém quer mexer. No geral, a presença deste estúdio e de qualquer um dos seus possíveis projectos não é antecipada.
Xbox Games Studios Publishing
Eis que chegamos aos jogos Xbox feitos com parceiros. Não significa que sejam necessariamente exclusivos, mas a norma será terem cerca de um ano de exclusividade na plataforma e, possivelmente, no Xbox Game Pass em todas as suas frentes. Alguns jogos já foram anunciados, mas a maioria mantém-se nas sombras.
- “As Dusk Falls” – Um drama interactivo da Interior/Night que nos leva a 1999 no Arizona, EUA, e aos conflitos que permanecem por 30 anos.
- “Contraband” – Trazido pela Avalache Studios (que nos apresentou “Just Cause” e “Max Max”), este título de acção une equipas de 4 pessoas para planear e executar assaltos.
- Kojima Productions – É verdade, de acordo com o Venture Beat, a Xbox terá assinado um acordo com o criador da série “Metal Gear” e “Death Stranding”, Hideo Kojima, para trazer um exclusivo para o lado verde.
- “PaxDei” – Esta será uma das formas da Microsoft explorar o mercado da cloud, de acordo com o Windows Central. É dito que a Mainframe Industries está a criar um MMO de nome “PaxDei”.
- Project Dragon – Deverá ser um RPG online de fantasia feito com a IO Interactive, criadores da série “Hitman” e do ainda por revelar jogo do espião mais conhecido de sempre, “Project 007”.
- Project Belfry – Os criadores de “The Banner Saga”, Stoic Studios, estarão a desenvolver algo com o mesmo estilo visual mas com uma jogabilidade virada para um side-scrolling com algum combate e outras mecânicas por apurar.
- Projecto Indus – É referido como um jogo de estratégia 4X pela Oxide Games com um gameplay semelhante à série de jogos “Civilization”.
- Project Shaolin – Jogo RPG de acção da Brass Lion Entertainment, possivelmente feito para jogar com amigos e com um endgame rico com conteúdo sazonal.
- Project Suerte – Inspirado nos jogos “Monster Hunter” que estará a ser desenvolvido pela Certain Affinity.
- Novos Jogos – Haverá muito mais a ser planeado nos bastidores para os próximos anos, inclusive, alegadamente, jogos de estúdios independentes e até para iOS e Android baseados em propriedades da Xbox.
| VEREDICTO |
Acordos e parcerias 3rd party certamente fazem parte da demonstração de jogos que teremos amanhã. De preferência com novidades de “Contraband” e “As Dusk Falls”, este último ainda previsto para 2022. Seria também interessante ver a revelação de um ou dois destes projectos ainda sem nome dado ao público, mas não contem saber já sobre eles todos. E faltará muito tempo para saber o que o Kojima anda a tramar.
Outros
Por fim, há sempre estúdios indies e AAA que procuram a visibilidade destes eventos para mostrar aquilo em que estão a trabalhar, ou simplesmente acordos entre as empresas. Há sempre possibilidades, mas não há certezas. É só mesmo fazer apostas.
| VEREDICTO |
Seria bom vermos data de lançamento para “Scorn”, o título de horror da Ebb Software que foi anunciado para a Xbox e Game Pass em 2020. Há ainda a possibilidade de vermos mais de “ARK II”, já que foi anunciado como exclusivo Xbox há algum tempo e ainda tem lançamento previsto para 2022.
Correm alguns rumores que “Diablo IV” possa estar presente, mesmo com a aquisição da Activision Blizzard ainda em curso. E já agora, o que raio é feito de “KartRider: Drift”?!
Possivelmente possamos também ver “A Plague Tale: Requiem” e “Atomic Heart”, entre tantos outros, num slideshow do Xbox Game Pass. Ah. E muito mais indies para conhecer! Por último, não seria surpreendente ver novamente o resultado da dedicação de Phil Spencer e da Xbox em trazer jogos japoneses para uma consola negligenciada tantas vezes. Será a vez de “Persona”? “Final Fantasy VII Remake”? E assim o for, está na hora porque o tempo continua a passar e nada…
Está quase!
Uma coisa é certa. São 95 minutos de jogos, mesmo que não haja nenhuma surpresa para preencher o vazio que “Starfield” e “Redfall” deixaram em 2022. É sempre bom saber que todos os 23 estúdios tinham algo para mostrar neste evento. E todos – todos – estes jogos chegarão ao Xbox Game Pass.
Estamos numa era dourada da Xbox, com dezenas de títulos a serem feitos nos Xbox Game Studios e parceiros, o valor incrível do Xbox Game Pass que faz com que devs queiram fazer parte, e o cloud gaming que vai entranhando nas nossas vidas e espaços.
É uma boa altura para se ser fã da Xbox, e o evento certamente trará alegria para todos.