O Actoon Studio lançou recentemente “Like no Other”, um point and click de aventura que nos apresenta um estilo artístico caricato, e uma premissa promissora.
Reza a lenda que um artista replicou o antigo Livro dos Espíritos, enganando até os habitantes de Red Pines. Um grande terramoto forçou os seus habitantes a evacuarem a cidade, deixando tudo para trás. O Livro dos Espíritos original terá ficado no esquecimento, por engano, graças aos trabalhadores do museu local, que levaram no seu lugar, e sem se aperceberem, a réplica. Farto do trabalho e em busca de aventura, Dan larga a sua vida e parte em direcção a esta cidade abandonada, com o objectivo de encontrar o Livro dos Espíritos e desvendar esta lenda de uma vez por todas.
Pelo menos, é esta a história que nos é apresentada, com alguma imaginação à mistura, vá, pelas descrições do jogo. “Like no Other”, na verdade, tem uma fraquíssima introdução à narrativa. Embora o toque artístico capte o olhar, face àquilo que nos é dado a entender, não há um grande sentido de aventura que nos insira numa história a não perder. Não é por “Like no Other” poder ser completo em um par de horas que perde o seu encanto, mas é uma pena não darem um pouco mais de ênfase ao que poderia ser considerado um ponto principal no projecto. Afinal, é ou não é uma aventura? Incitem-me! Parece que foi escrito um pouco à pressa e não traz grande contexto para quem chega a isto pela primeira vez.
É em poucos segundos que somos introduzidos de caras ao jogo em si, quando Dan faz a sua primeira paragem. Um dos pontos mais fortes, e que dão vida ao jogo, é sem dúvida o visual. O traço simples e as cores são convidativos, sem querer falar demais naquilo que é, no final de contas, um jogo de si também simples. E as pequenas animações a objectos como plantas, dão um sopro de vida ao mundo, livrando-o de ser tão estático como a maioria dos jogos point & click.
Enquanto que o estilo artístico, acompanhado por um voice acting bem conseguido, poderá realmente conquistar, sentimo-nos quase como alguém que aterrou de paraquedas algures. A jogabilidade acaba por ser bastante simples, e nem os puzzles desafiam muito a massa cinzenta. Para todos os efeitos, o jogo de 14,99€ parece quase uma demo. Não é nada péssimo, ou de todo uma má experiência. “Like no Other” apenas sente-se incompleto.
A execução deste curto jogo não tem grandes falhas. Há alguns bugs visuais que não afectam a jogabilidade, e uma ou outra gralha nas legendas em inglês. Por exemplo, num ou outro plano, observa-se um elemento ou camada de desenho a pairar onde não deveria. Nada que não seja de resolução mais simples, talvez.
Apesar do seu tamanho, “Like no Other” ainda apresenta diversos mini jogos e puzzles pelo seu caminho, acabando por torná-lo até versátil. Mas sempre com aquela sensação estranha de trabalho reciclado. Por exemplo, há vários objectos espalhados pela aventura que não possuem qualquer utilidade – quase constantemente retratados como caixas vazias e as mesmas duas ou três linhas de diálogo. Ao fim de algum tempo, cansa.
Mas é nos comandos que a jogabilidade acaba por ser afectada. Em algumas situações, como subir/descer um elevador, o jogo não parece receber o sinal do comando. A utilização dos analógicos, neste caso, consegue ser frustrante. As nossas acções no periférico parecem não querer ser correspondidas no ecrã.
No fundo, a sensação que “Like No Other” deixa é que o Actoon Studio tem talento para deixar brotar, mas parece resguardar-se por algum motivo. Fica aqui um apelo e conselho não pedido, para deixarem dar ainda mais largas à imaginação e tentar produzir algo um pouquinho mais complexo. Afinal, há capacidades para o fazer, e para trazer um jogo que cative mais olhos e corações.
A história podia ter um pouco mais de entusiasmo, mas há realmente algumas ideias bem aplicadas na forma como a narrativa é construída. Se isto é uma demonstração do que esta equipa pode fazer, então podemos contar com a perspectiva dum futuro bem promissor nos jogos de aventura. De preferência, com uma pinta a mais de ambição.
PRÓS
- Estilo visual;
- Animações simples ajudam;
- Construção dos ambientes e suas alterações com a narrativa são interessantes.
CONTRAS
- História fracamente introduzida;
- Bugs visuais menores;
- Comandos por vezes irresponsivos.
| Título | Like No Other: The Legend Of The Twin Books
| Plataformas | Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC
| Género | Aventura, Point & Click
| Estúdio | Actoon Studio
| Publicadora | Actoon Studio
| Preço | 14,99€
Site Oficial
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