Faltam poucos dias para 8 de Novembro, um momento que muitos fãs de “Halo Infinite” anseiam. Seja pela adição da beta do Forge, o novo Match XP ou por finalmente poderem jogar a campanha com os seus amigos. O Winter Update traz imenso conteúdo consigo, e a 343 Industries tem escrito artigos para nos manter a par de todas as novidades.
NOVOS MAPAS E MODO DE JOGO
Uma das primeiras coisas anunciadas foi a chegada de dois novos mapas: Argyle e Detachment. Ambos construídos no modo Forge, o primeiro trata-se dum mapa simétrico apertado e interior, com um ambiente competitivo; o segundo é assimétrico e está localizado numa instalação de pesquisa da UNSC, compondo espaços interiores e exteriores, com oportunidades de combate dinâmico.
O modo de jogo Covert One Flag já tinha sido detalhado aqui no site. Baseia-se no CTF tradicional, com algumas diferenças para criar uma batalha estilo espiões contra mercenários. Há uma bandeira, atacantes com Pulse Carbine, Sidekick Pistol e Active Cammo ilimitada, e defesas com Commando, Energy Sword e Threat Sensors ilimitados.
[Artigo oficial da 343 Industries: "HALO INFINITE | WINTER UPDATE MAPS & MODE PREVIEW" 26/10/22]
CALENDÁRIO DE PLAYLISTS
As ofertas semanais de “Halo Infinite” deverão ser familiares se já andaste por “Halo: The Master Chief Collection” ou “Halo 5: Guardians”, com playlists permanentes e outras rotacionais. Em suma, a sua permanência é decidida pelo público: quanto mais popular for uma playlist, maior a sua probabilidade de estar presente de forma regular.
A lista permanente contará com: Quick Play, Big Team Battle, Ranked Arena, Fiesta, Tactical Slayer e Team Slayer. As rotacionais já se dividem em diferentes slots: Core Slot, Social Slot e Ranked Slot. Com isso em conta, a 343 também partilhou o seu calendário previsto para Novembro e Dezembro, sendo que as datas e conteúdo poderão estar sujeitos e mudanças. O objectivo é ter sempre novas opções do Core Slot e Social Slot a cada duas semanas, e nos diferentes regressos haverá novos mapas ou modos em acção, para explorar as diferentes possibilidades e apurar os gostos da comunidade.
Claro, há também os eventos, e para já temos um marcado entre o dia 20 e 31 de Dezembro. Se procuras mais pormenores, poderás consultar o artigo original no site oficial.
[Artigo oficial da 343 Industries: "PLAYLIST SCHEDULE | WINTER UPDATE" 01/11/22]
MATCH XP E CHALLENGES
Como também já referido em Setembro, esta actualização irá trazer um novo sistema de progressão a “Halo Infinite”. Sem substituir os Challenges, o Match XP está a ser desenvolvido para recompensar os jogadores por jogarem Halo da forma que escolherem, premiando pelo tempo de jogo, como as partidas são ganhas e qual a performance pessoal. Irá tornar-se o expoente principal de progressão, colocando os Challenges para segundo plano.
Esta novidade entra em fase experimental e a ser melhorada com o feedback da comunidade. Os valores para cada categoria deverão ser ajustados ao longo do tempo.
Os Challenges têm sido a única forma de progressão até agora, e a ideia é, que com o Match XP, os jogadores tenham uma forma mais rápida e eficaz de progredir no Battle Pass. Na verdade, com o Winter Update, haverá diferenças nos desafios:
- Serão mais gerais;
- Possíveis de completar em qualquer playlist, sem obrigar os jogadores a jogar modos que não gostam para avançar no BP, ou abdicar de jogar com amigos para completar objectivos individuais;
- Passarão a ser necessários apenas 10 para desbloquear o Ultimate Challenge semanal, em vez dos actuais 20. Aliás, para dar nova oportunidade aos jogadores, durante o Winter Update os Ultimate Rewards semanais verão repetições dos prémios mais populares da Season 1 e Season 2.
Os desafios específicos de eventos, no entanto, permanecerão semelhantes. E a 343 está também a trabalhar num sistema de progressão de carreira abrangente. Sem terem ainda nada a partilhar com o público, garantem que as novidades a chegar são apenas o começo.
[Artigo oficial da 343 Industries: "MATCH XP BETA & PROGRESSION | WINTER UPDATE" 01/11/22]
MELHORIAS NA SANDBOX
Entre as várias coisas a melhorar em “Halo Infinite”, a experiência de jogo tem também a sua importância, tendo havido sempre feedback extensivo dos fãs desde o lançamento do jogo. Tópicos como o equilíbrio das armas, mira, e periféricos de entrada são sempre discutidos a cada update.
Muitas das opiniões dos jogadores terão o seu resultado a 8 de Novembro. Os ajustes feitos, e mencionados em detalhe noutro artigo da 343 Industries são “pequenos, mas impactantes”, focando-se especialmente nas armas.
- Plasma Pistol – muito criticada pelo poder mínimo contra Spartans, especialmente quando usando o overcharge: os seus valores foram ajustados, e até o dano do tiro básico foi aperfeiçoado para se tornar uma opção viável.
- Pulse Carbine – o seu efeito de curto-médio alcance não é tão potente: para ajudar com isso, o rastreamento em combate corpo-a-corpo será melhorado, mas sofrerá uma penalização no combate à distância para equilibrar a arma, tornando-a mais eficaz quanto mais perto, e perdendo ligeiramente o seu poder a longas distâncias.
- VK78 Commando – há bastantes queixas relativamente à sua mira demasiado solta: isto resultará num aumento do magnetismo das balas, reduzindo a margem de erro, tendo sido uma mudança bem sucedida em testes internos.
- BR75 – esta, por outro lado, parece estar a safar-se demasiado bem: o último tiro poderá ser mais desafiante, tornando-se assim mais recompensador.
- Disruptor – apesar de ter começado a ser mais usada com o tempo, não se está ainda a safar como deveria: por isso o carregador recebe mais duas cargas, totalizando 12 tiros disponíveis.
- Frag Grenade – de acordo com feedback, esta granada tem sido demasiado eficaz: por isto o tempo de detonação sobe para 0.2 segundos, dando aos jogadores mais tempo para reagir, e também desafiá-los a colocá-las melhor.
- “Snap Slide” – alguns jogadores têm utilizado o “snap sliding” para realizar alguns saltos que quebram a fluidez do jogo: isto agora não será possível.
Há mais mudanças e melhorias a caminho, que serão introduzidas nos próximos meses, não imediatamente no dia 8 de Novembro. Portanto, esta lista é mais um reconhecimento dos problemas existentes que estão a ser investigados:
- PC e Teclado e Rato
- Rato – melhorias na mira.
- Retículo vermelho – retirado como medida de prevenção de cheats, será reintroduzido, mas o seu efeito no número de cheaters será analisado.
- Roda do rato – por vezes, ao trocar de armas, o jogo regista isto duas vezes, o que será corrigido no futuro.
- Andar – nos comandos é fácil usar o analógico para controlar a velocidade de deslocação, mas no teclado é mais difícil, pelo que a 343 pretende arranjar solução mais tarde.
- Dessincronização: é um trabalho complicado pela diversidade de problemas causados com diferentes causas e bugs
- Ghost Melees (quando dás um melee, ouves o som, mas não há dano) – este problema está a se testado.
- Blank Shots (quando disparas, vês os tiros, mas não há dano) – o fake reload é um dos causadores deste problema, também sob investigação.
- Veículos – a frequência de dessincronização aumenta na utilização de veículos, mas este problema deverá ter melhorias no próximo update.
Há imensos detalhes colocados ao olhar do microscópio pelo estúdio, tendo também algo a dizer sobre o “drop shot” (que permite que os jogadores troquem de armas mais rapidamente ao largar a sua secundária), Thruster, Energy Sword e tempos de respawn.
[Artigo oficial da 343 Industries: "SANDBOX BALANCE UPDATES | WINTER UPDATE" 02/11/22]
MELHORIAS NO MATCHMAKING
“Halo Infinite” tem-se debatido também com dificuldades de ligação no matchmaking online, progresso do CSR ilógico e penalizações estranhas.
- Localização regional – a latência excessiva tem sido uma das principais queixas, e o Local Region Matchmaking fará a sua estreia: os jogadores poderão escolher com quem se querem juntar online.
- Ao escolher regiões, a probabilidade de alta latência será menor. Bastará ires às definições de jogabilidade para escolher uma zona local, e esta será automaticamente atribuída aos servidores onde tiveres menos ping, de entre a Ásia, Austrália, Brasil, Europa e América do Norte.
- Isto será equilibrado consoante também os diferentes membros da tua fireteam.
- Progresso CSR – o algoritmo que determina as subidas e descidas após um jogo foi alterado, de forma a que valorize mais os resultados conseguidos como equipa do que de forma individual.
- A UI será melhorada de forma a tornar mais fácil perceber os pontos ganhos e/ou perdidos a cada partida.
- Um update está a ser trabalhado para que jogadores com CSR semelhante se juntem no matchmaking das playlists ranked.
- Penalizações – haverá algumas mudanças, a partir de 10 de Novembro, quando jogadores desistem de partidas.
- Inclusive, jogadores não serão mais punidos por desistir de partidas onde o tamanho da equipa é menor.
- Apenas o primeiro a sair receberá uma “bandeira”.
- Ao fim de algumas destas, o jogadores recebe um banimento.
- Coisas como cheats, matar membros da própria equipa, ou estar ausente atribuem estas “bandeiras”, independentemente de outros terem desistido.
- A primeira e somente primeira pessoa a desistir duma partida, perde 15 CSR points. Os restantes que saírem apenas perderão 5 CSR points.
[Artigo oficial da 343 Industries: "MATCHMAKING & RANKED IMPROVEMENTS | WINTER UPDATE" 03/11/22]
FORGE BETA
A 343 Industries organizou um conjunto de questões e respostas mais populares, na esperança de satisfazer todas as nossas dúvidas. Com isto, ainda lançou um total de quatro vídeos com um olhar profundo e extenso do que podemos esperar no modo Forge que, apesar de entrar em fase Beta, trará conteúdo de forma permanente a “Halo Infinite”.
“Halo Infinite | Forge Fundamentals”:
- Construção – O que posso fazer e como posso fazê-lo?
- Roteiro e Bots – O que é o scripting, como posso usá-lo e como posso testar o meu mapa com bots?
- Iluminação e Áudio – Quais as ferramentas de iluminação, arte e áudio que fazem com que os meus mapas pareçam e soem bem?
- Partilha de Ficheiros e Telas – Onde posso construir os meus mapas e como é que as pessoas podem descobri-los?
FAQ
- A 343 vai adicionar mapas da comunidade regularmente? Qual será a facilidade em fazê-lo?
Ainda vai demorar algum tempo, dado que primeiro é necessário a comunidade criar conteúdo. A determinada altura, a equipa irá identificar esse conteúdo e trabalhar com o seu autor para garantir que funciona bem e cumpre requisitos específicos. Uma playlist dedicada a criações da comunidade está nos planos.
- Irão abrir vagas para criadores submeterem as suas criações para o HCS (Halo Championship Series)?
Faz parte dos planos.
- Quando é que o mapa The Pit chega ao matchmaking?
Está previsto chegar antes do final do ano, e há outros remakes de mapas clássicos planeados também.
- Quando é que considerarão que o Forge sai da fase Beta?
Ainda há muito trabalho pela frente, e muitas das correcções de bugs e polimento só serão possíveis neste teste de escala massiva quando o Forge chegar a “Halo Infinite” no dia 8 de Novembro. É o Forge mais ambicioso e complexo até à data, que chega com 6 telas diferentes para trabalhar no seu lançamento ao público.
- Há ideias de implementar assets personalizados feitos por fãs no Maya e Blender, por exemplo?
Esta possibilidade vem com muitos desafios, mas a equipa está a inspirar-se na abordagem do apoio de mods de “Halo: MCC”, ouvindo atentamente os desenhos dos fãs.
- Haverá algum tutorial de básicos pela The Academy?
Não. Há diversos vídeos que poderão consultar, como os “Halo Infinite | Forge Fundamentals” acima listados, e uma comunidade gigante para apoiar os novos criadores. A 343 Industries recomendas os fóruns do Halo Waypoint, ou o ForgeHub.
- Será possível adicionar IA da campanha?
Ainda não, mas permitir que jogadores criem as suas cenas num espaço mais PVE e cooperativo é algo em que querem trabalhar. Poderá demorar algum tempo.
- Será possível partilhar modos de jogo feitos no Forge com o scripting e partilhá-los sem que precisem do mapa onde foram criados?
Para já não, mas está dentro dos planos.
- Como posso descarregar mapas de outras pessoas?
Através do separador Community, será possível encontrar conteúdo para jogar. A 343 também destacará conteúdo recomendado. Com a Season 3, a 7 de Março de 2023, será mais fácil encontrar criações com o Custom Games Browser.
- Quantos jogadores podem estar no Forge ao mesmo tempo?
Até 8 jogadores. Há ainda um menu de gestão de colaboradores, para que jogadores adicionais possam ajudar na construção. Infelizmente, há um bug conhecido que fará com que seja impossível jogadores entrarem e saírem da mesma sessão de Forge. Se começarem algo em conjunto, todos os envolvidos têm de entrar na sessão. Este problema está nas prioridades a resolver.
- Teremos estruturas dos Banished e Covenant, tal como temos dos Humanos e Forerunner?
Ainda estão a planear uma palete de conteúdo Banished, com paletes dos Covenant e Flood em mente. No entanto, os planos para estes dois últimos ainda não estão finalizados. Percebem que os fãs querem variedade e estão a trabalhar nisto o mais rapidamente possível.
- Podemos fazer os nossos próprios Power Ups?
Sim. Com o Node Graph será possível criar o que quiserem.
- Quais são as novidades que podemos esperar no futuro do Forge?
Para já, a equipa está focada em suportar o lançamento a 9 de Novembro, mas depois têm muito trabalho nas mãos, inclusive permitir a edição de mapas feitos pelos devs, criação de modos de jogo minigames e introdução de ferramentas de spawn de IAs. O feedback dos jogadores é o que move o conteúdo, inclusive a adição de novos objectos.
- Quando o Forge deixar a sua fase Beta, os mapas que criei permanecem?
Todo o conteúdo feito na Beta será suportado com updates futuros.
- Quais são os planos no que toca a áudio? Haverá forma de activar música ou colocar voice-acting da Campanha?
Há ainda melhorias a fazer na propagação do áudio, por exemplo. A possibilidade de activar linhas de diálogo no Forge é algo que está na lista de desejos da 343 Industries, e até as falas icónicas de Steitzer! Não há planos para a música, mas a vontade dos jogadores foi registada.
- Planeiam adicionar elementos de água?
Sim. Estão a discutir qual a melhor forma de inserir isto no Forge, mas para já não há mais nada a anunciar.
- A partir de que momento começaram a tratar o Forge como um motor de jogo e não um editor de mapas? Quando é que isto ficou claro?
A 343 Industries teve como objectivo inicial trazer uma versão que fosse o mais próxima possível das ferramentas do estúdio. A partir daí, guiou-se pela frase de Tom French: “Se lhes derem um brinquedo, eles farão brinquedos. Se lhes derem uma ferramenta, eles farão experiências.”
- Haverá regras ou restrições na criação de conteúdo no Forge?
Basta seguir as directrizes do Contrato de Serviços Microsoft, do Código de Conduta lá inserido, e também das Normas da Comunidade Xbox
[Artigo oficial da 343 Industries: "HALO INFINITE | FORGE BETA FAQ" 04/11/22]
BATTLE PASS
O Winter Update de “Halo Infinite” não é uma nova temporada, mas traz um Battle Pass gratuito de 30 níveis que nunca expirará. Este é baseado em alguns dos cosméticos favoritos de “Halo: Reach”, e celebra um ano do jogo com o regresso do tema “Heroes of Reach”.
[Artigo oficial da 343 Industries: "BATTLE PASS PREVIEW | WINTER UPDATE" 04/11/22]
CONTENT BROWSER
No que será o último post da 343 Industries (?), temos desta vez um olhar, pela primeira vez, ao espaço onde poderemos procurar as criações da comunidade no Forge.
Esta é uma ferramenta presente no jogo, que poderá também ser acedida através do Halo Waypoint, o site oficial da saga. Esta interface terá conteúdo recomendado pelo estúdio, mapas e modos populares, e até ‘prefabs’ (Node Graphs criados por outros jogadores). Tudo isto poderá ser descarregado para o teu jogo, e fácil de encontrar com a ajuda de filtros.
Em “Halo Infinite”, estas opções estarão disponíveis no separador da Comunidade/Community.
[Artigo oficial da 343 Industries: "HALO WAYPOINT | CONTENT BROWSER" 07/11/22]