Após ter sido cancelado em 2020 e em 2022, com uma edição 100% digital em 2021, eis que o maior evento de videojogos do mundo está de regresso entre 13 a 16 de Junho de 2023 no Los Angeles Convention Center (Los Angeles, Estados Unidos) para mais uma edição, presencial, que promete muitas novidades.
Mas a maior novidade de todas, são os moldes na qual se vai realizar já que este evento, criado em 1995 pela Entertainment Software Association e com uma nova edição a ser organizada pela ReedPop. Será separado em duas datas, sendo o espaço entre os dias 13 e 15 de Junho reservado aos profissionais da indústria dos jogos, incluindo os desenvolvedores, editores, distribuidores e media especializada; e os dias 15 a 16 de Junho abertos para o público.
Quanto às conferências, um dos momentos chaves dos E3 anteriores, não foram ainda definidas, mas se os anos anteriores servirem de história, a lista está a ficar cada vez mais escassa visto que a Sony “desistiu” em 2019 e decidiu fazer a conferência através dos próprios meios digitais, à imagem do caminho optado pela Nintendo em 2013 com o fim das conferências presenciais em prol dos vídeos pré-produzidos, os famosos Nintendo Directs.