A Season 2 de “Halo Infinite” está em vigor e, com novidades á porta, a 343 Industries partilhou um novo roadmap do jogo, que inclui detalhes do Forge, Co-Op e novos mapas. A Season 3 foi adiada de 8 de Novembro para 7 de Março, mas teremos um update com conteúdo para preencher a lacuna, que traz ainda a beta do modo Forge.
O estúdio escolheu desta vez um vídeo de pouco mais de meia hora para aqueles que procuram saber todos os pormenores de como o desenvolvimento continua a correr, e de todas as novidades a caminho. Há sempre novo conteúdo e novas actualizações para corrigir bugs e melhorar a experiência de jogo.
O director de “Halo Infinite”, Joseph Staten, e o líder do live service de “Halo Infinite”, Sean Baron, juntaram-se a Brian Jarrard, Director da Comunidade, para falar de todas as novidades a caminho do jogo.
“HALO INFINITE” | UPDATE – SETEMBRO 2022
PRIORIDADES
Depois de algumas apresentações, Sean lembra que como um live service, a 343 tem prioridades:
- CONTEÚDO SAZONAL: Entregar conteúdo novo da forma mais rápida e consistente possível;
- INFINITAMENTE RECOMPENSADOR: Um produto onde os jogadores se sintam recompensados, independentemente do que escolherem jogar;
- PESSOAL E ACOLHEDOR: Jogadores sentem que pertencem e que podem expressar-se significativamente;
- COMPETITIVO E JUSTO: Uma experiência competitiva e equilibrada, onde as capacidades e trabalho de equipa levam à vitória;
- ESTABILIDADE E ALTA QUALIDADE: Experiência suave, de qualidade com o mínimo possível de falhas técnicas.
Irá demorar algum tempo até atingirem o ritmo sazonal desejado na prioridade 1, pelo que as seasons continuam a ser longas e espaçadas. O ponto 5 será de interesse para uma grande maioria da comunidade, que tem relatado problemas de conexão, bugs, e qualidade de jogo geral. Mas Sean afirma que as melhorias não deverão ser ao ritmo que as pessoas desejam.
CAMPANHA SPLIT SCREEN CO-OP
Joseph Staten relatou que a 343 Industries tomou a “difícil decisão” de não lançar o co-op da campanha em split screen local. Os recursos que seriam usados para tal, vão ser redireccionados para outros projectos. Não há qualquer menção disto ser uma decisão definitiva para os próximos 9 anos de “Halo Infinite”, ou se é uma escolha temporária. Afinal, a empresa tinha prometido que os jogos Halo teriam sempre split screen desde que os fãs demonstraram o seu descontentamento com a sua ausência em “Halo 5: Guardians”.
UPDATE DE INVERNO – 8 NOVEMBRO A 7 DE MARÇO
Ainda sobre o tópico das seasons, Sean explica que lançar a Season 3 na data prevista iria causar um impacto negativo à consistência desejada. Por isto, em vez de lançarem a Season 3 a 8 de Novembro, a 343 apresenta um update de Inverno, trazendo na mesma conteúdo novo para a comunidade desfrutar.
Neste período entre final de 2022 e início de 2023, veremos:
- Fase Beta do modo Forge;
- Fase Beta do Match XP;
- Campanha Co-Op até 4 jogadores;
- Repetição de missões;
- 2 novos mapas: Detachment e Argyle;
- 30 tiers do Battle Pass gratuitos;
- 1 novo modo de jogo: Covert One Flag;
- 2 novos eventos: Winter Contingency II (Dezembro) e Joint Fire (Janeiro);
- Mais Achievements.
FORGE
Apesar de leaks de vários membros da comunidade que têm experimentado o modo, a 343 Industries tem-se mantido em silêncio. Hoje, já há algumas confirmações e novidades:
- É o Forge mais ambicioso e poderoso de sempre do franchise;
- “Halo 5: Guardians” permitia a colocação de 1600 objectos. “Halo Infinite” suporta cerca de 7000;
- A barra entre uma experiência criada pela 343 Industries e uma criada por um fã através do Forge é mínima;
- Haverá diversas telas para construção que apresentam diferentes biomas, desde paisagens cheias de verde ou areia em Zeta Halo, a vazios no espaço. São cerca de duas vezes maiores que nos modos Forge de jogos anteriores;
- Os novos mapas, Detachment e Argyle, foram criados no Forge e lançam no dia 8 de Novembro.
Este modo vê também a introdução de diversas funcionalidades como:
- Dimensionamento de objetos;
- Node graph scripting, que permite aos jogadores criar os seus próprios guiões e regras de jogo;
- Nav mesh support, que habilita a possibilidade de testar os mapas com bots.
O Forge terá uma fase beta algures entre 8 de Novembro e 7 de Março.
COVERT ONE FLAG
Há um novo modo de jogo em vista, que se baseia no CTF tradicional, com algumas diferenças para criar uma batalha estilo espiões contra mercenários.
- Loadouts assimétricos;
- Equipa atacante tem o seguinte loadout: Pulse Carbine, Sidekick Pistol e Active Cammo ilimitada;
- Equipa defensora tem este loadout: Commando, Energy Sword e Threat Sensors ilimitados;
- Rondas permitem que as equipas possam tanto atacar como defender a bandeira;
- Lança também a 8 de Novembro.
MATCH XP
Ainda em fase beta, este sistema deverá tornar-se a forma principal de progressão em “Halo Infinite”, sem substituir os Challenges. Está a ser criado para recompensar os jogadores por jogarem Halo da forma que escolherem, premiando pelo tempo de jogo, como as partidas são ganhas e qual a performance pessoal.
BATTLE PASS DE 30 NÍVEIS GRATUITO
Com o Match XP e os Challenges, os jogadores poderão sentir-se verdadeiramente recompensados. Poderão, sem terem que gastar dinheiro, progredir por 30 níveis no Battle Pass. Os prémios incluem o Mark V Core e alguns itens do Reach.
SEASON 3 – 7 DE MARÇO A 27 DE JUNHO
Intitulada de “Echoes Within”, a Season 3 continua a história dos Spartans lone wolf e a IA Banished, Iratus. Aqui, Sean afirma que é a temporada que começará a introduzir a consistência das 13 semanas sazonais, mas que isso não significa que a Season 3 seja tão breve.
Os jogadores poderão esperar mais novidades:
- 2 novos mapas para Arena e Big Team Battle;
- 2 novos modos de jogo: VIP e Escalation;
- 1 nova arma: M392 Bandit, descrita como sendo semelhante à DMR de “Halo: Reach”, mas mais efectiva à queima-roupa. Não tem scope.
- 1 novo equipamento: Shroud Screen, descrito como uma granada de fumo do século XXVI
- 1 novo Battle Pass pago de 100 níveis;
- 1 novo Battle Pass gratuito;
- Custom Games Browser;
- Novo evento narrativo;
- Novo evento Fracture;
- Updates na beta do Forge;
- Itens baseados no SPI Armor Core;
- Formas de denunciar outros jogadores e o seu comportamento em jogo;
- Outras melhorias gerais de qualidade.
A equipa da 343 Industries termina as novidades com um agradecimento aos fãs pela paciência e apoio, refrisando que procuram trabalhar para os jogadores.
Sem dúvida que “Halo Infinite” ainda tem muito caminho a percorrer, com o seu desenvolvimento atribulado possivelmente devido a desentendimentos com as constantes mudanças de liderança, e os atrasos provocados pela pandemia. Sendo um live service, provavelmente veremos estas consequências a perdurar durante um tempo, à medida que o estúdio vai voltando a ganhar ritmo.
No seu estado de lançamento e com as promessas feitas, incluindo uma garantia de que o jogo não estava terminado por se tratar dum projecto com 10 anos, “Halo Infinite” é ainda um título recomendado pelos Dummies.