No dia 19 de Outubro, por volta das 22h, e como prometido, tivemos direito a um evento em direto recheado de muita informação sobre uma das séries de terror mais adoradas do mundo: Silent Hill.
A transmissão estava marcada para as 21h50 no Youtube, mas acabou por se atrasar uns 5 minutos, antes de ser abruptamente terminada e substituída pelo vídeo inteiro de 48 minutos. Eis o resumo do que foi apresentado.
A transmissão começou então, ao minuto 10, com um trailer inteiramente em CGI que claramente faz referência ao tão famoso “Silent Hill 2”. O que faz antever, tal como reportado pelo NateTheHate2, que já o tinha indicado em maio deste ano, o lançamento de um remake do jogo do mesmo nome.
Este remake, do jogo lançado a 24 de Setembro de 2001 para Xbox, PS2, Xbox 360, PS3 e PC, está a ser desenvolvido pela Bloober Team (“The Medium“, “Blair Witch“, “Layers of Fear“) e retrata a jornada de James Sunderland a quando da sua chegada à cidade de Silent Hill após ter recebido uma carta da sua esposa, falecida há mais de 3 anos. Pouco ou nada se falou em termos de gameplay, no entanto podemos notar que a maior mudança será o da câmara, já que deixou de ser fixa e passou a estar “atrás do ombro” como temos assistido na maioria dos jogos de terror modernos.
Este novo opus, como já seria de esperar visto a estratégia recente por parte da Sony e de alguns estúdios japoneses (e não só), será exclusivo PlayStation 5 e Steam durante um ano antes de chegar a outras plataformas não anunciadas. Esperemos, no entanto, fãs da série que tenham uma Xbox possam disfrutar do jogo após o término da exclusividade.
Após esta breve apresentação foi-nos apresentado, pelas mãos de Motoi Okamato (Produtor na Konami para a série dos Silent Hill), a equipa por detrás do jogo, incluindo Masahiro Ito (Artista Conceitual), Akira Yamaoka (Compositor) e, como já reportado, a Bloober Team da Polónia, pelas vozes de Mateusz Lenart (Diretor Criativo e Lead Designer) e Piotr Babieno (CEO), que estará encarregue do desenvolvimento.
As páginas da versão Playstation 5 e PC (Steam) já se encontram disponíveis a partir de hoje, sem data de lançamento previsto.
A apresentação continuou, mudando de cenário para um mais escuro, no qual foi apresentado um novo trailer, de um novo jogo desenvolvido pela No Code (“Stories Untold” e “Observation“) em pareceria com a Annapurna Interactive chamado “Silent Hill Townfall”. Nesse trailer, podemos presenciar uma televisão portátil (quem se lembra disso?) e uma voz a narrar os possíveis acontecimentos deste novo jogo.
Pudemos assistir de seguida ao diretor criativo da No Code, Jon McKellan, o qual nos falou do entusiasmo que ele e a sua equipa ressentiram ao criar este novo Silent Hill, já que a série foi uma enorme inspiração para os jogos que desenvolveram no passado, principalmente o “Observation“.
“Silent Hill: Townfall”, também não tem data de lançamento, mas Jon prometeu dar novidade para o ano que vem. A única coisa que podemos fazer, para além de especular, é esperar. No entanto, foi também anunciado que mais “jogos” (?) poderiam aparecer nos próximos tempos desenvolvidos por outras equipas do mundo inteiro. Que mais do que isto para meter água na boca aos fãs?
Próximo tópico, mudança de cenário de novo, e é chamado o Produtor Assistente Rui Naito que veio nos apresentar uma nova adaptação em filme da série Silent Hill realizado por Christophe Gans, como aliás já tinha sido reportado na nossa notícia anterior, que já tinha sido o diretor num outro filme Silent Hill lançado em 2006. É nos dado a entender que o novo filme será baseado no jogo “Silent Hill 2” e no seu enredo do regresso a Silent Hill por parte de James, e que terá a presença de vários monstros míticos da série, principalmente o do Red Pyramid Thing. O novo filme será intitulado “Return to Silent Hill” e, como tudo até agora, não tem data de lançamento, visto que ainda só vai na fase da escrita e do storyboarding.
Foi de seguida anunciado uma coleção de merchandising do universo Silent Hill, que poderá ser adquirida através dos diversos parceiros da Konami, tais como:
- Red Pyramid Thing – Estátua em escala 1/6 por 42,000 JPY (~287euros no câmbio atual) e com lançamento previsto em Maio de 2023 no Japão.
- James Sunderland – Estátua em escala 1/6 com preço por anunciar e com data de lançamento previsto para 2023 no Japão.
- Maria – Estátua em escala 1/6 com preço por anunciar e com data de lançamento previsto para 2023 no Japão.
E por fim, o mais famoso cão dos jogos de terror:
- Inu-End – Estátua em escala 1/6 com preço por anunciar e com data de lançamento previsto para 2023 no Japão.
Para além das estátuas listadas, também foram anunciadas, pranchas (de skate?) já disponíveis em pré-encomenda, duas estátuas articuladas de 1/6 à efigia do Red Pyramid Thing e da Bubble Head Nurse, e mais estátuas da Popup Parade e Bedrock Collectibles.
Já perto do fim, e com 37 minutos no relógio, foi-nos apresentado uma nova experiência para a série dos Silent Hill pelas mãos de Jacob Novak (CEO da Genvid) intitulado “Silent Hill Ascension”. O qual, apresentado através de um curto trailer, aparenta ser uma série de streaming interativo onde a comunidade estará em pleno controlo do que acontecerá na história, e tudo isto em tempo real. Com lançamento previsto para 2023, não foi anunciada a plataforma onde estará disponível.
Por fim, após uma última mudança de cenário, foi-nos apresentado um novo projeto intitulado: “Silent Hill f”. No qual podemos ver uma cidade do interior do Japão a ser consumida por algo que se assemelha a uma trepadeira vermelha, antes de consumir uma rapariga que vemos no início do trailer transformando-a num tipo de planta através de vários buracos a abrirem-se pelo corpo todo (péssimo para quem sofre de Tripofobia). Uma história de “Ryukishi07”, com o Design das criaturas e personagens da autoria de “kera” e com Motoi Okamoto no papel de Produtor, em colaboração com a empresa Taiwanesa Neoboards Entertainment. No qual não foi, como já seria de esperar, anunciado nem data nem plataforma.
Com isto se conclui esta apresentação por parte de Konami, cheia de mistério, informações incompletas e exclusividades. Esperamos. no entanto. que seja só o inicio de uma maravilhosa história e que Silent Hill volte a nos deixar assustados e intrigados como nos deixou há mais de 22 anos quando se estriou na Playstation 1. Quanto a nós, Dummies, estaremos cá para relatar todas as noticias deste maravilhoso universo.