Ah, que jogo de palavras fatela só para dizer que a Blizzard Entertainment mostrou, desta vez como gente grande, o mapa Esperança inspirado em Portugal, que lançará com “Overwatch 2”.
Não é novidade que os criadores dum dos jogos multiplayer mais populares dos anos 10 estavam a trabalhar nisto. (É isso mesmo, os anos 10. Embrulhem que estamos velhos e quase a meio dos anos 20). O canto lusitano e as suas características peculiares parecem começar a ganhar popularidade no mundo dos videojogos, e o novo “Overwatch 2” não é excepção.
Apesar de já termos tido um vislumbre de Esperança, hoje foi revelado um vídeo de quase um minuto com alguns ângulos do extenso mapa que irá ser palco para o novo modo de jogo, Push.
PORTUGAL CAR— PERDÃO, AH… CARRIS?
The views in Portugal are beautiful this time of year. 📍
— Overwatch (@PlayOverwatch) September 22, 2022
Say hello to Esperanča, an all-new PUSH map coming to Overwatch 2 on October 4! pic.twitter.com/tSqIlCqS7G
A paisagem parece estar marcada por uma pequena vila típica portuguesa, com presenças do conhecido eléctrico amarelo de Lisboa, diversos edifícios típicos do período barroco, inclusive uma imponente representação aproximada do que será, certamente, a Torre dos Clérigos do Porto.
Mas nem tudo são registos antigos. Há também algumas nuances modernas para adaptar ao estilo de jogo (para além do traço artístico). Temos carros futuristas estacionados pelo mapa, e alguns interiores cheios de pormenores. Claro, não podia faltar a bancada de pastelaria portuguesa com…? Isso mesmo! Pastéis de Nata! Há até balanças e caixas registadoras daqueles antigas que já só se vê em algumas lojas pelo país.
No exterior, não poderia deixar de faltar um registo aquático, com alguma água que segura barcos rabelos. No horizonte, pode-se constatar que a vegetação não ficou de fora, e um castelo marca a sua presença. Em alguns edifícios, pode-se observar ainda os típicos azulejos portugueses azuis, ou guitarras portuguesas sentadas em cadeiras. Só podemos esperar que tal instrumento tenha sido usado na música escolhida para o vídeo. Há quem tenha ficado traumatizado com o flamengo no programa do Gordon Ramsay (e aquela “bifana”).
Ainda assim, se não houver uma calçada portuguesa, uma tasca a servir francesinhas e pratos de bacalhau, ou um Galo de Barcelos, vamos chatear-nos!