Os Dummies voltaram! – A carta da Cat

Olá,

Como têm estado?

O mundo deu reviravoltas enormes e inesperadas ao longo destes 2 anos. Não tem sido nada fácil para nenhum de nós. Tantos de nós lutaram, tantos perderam entes queridos, e todos tivemos que nos adaptar a um mundo novo, assustador e diferente. Absolutamente surreal. E no meio disto tudo, para muitos foram os videojogos que nos mantiveram sãos, optimistas ou apenas um escape da dolorosa realidade.

Estava o COVID-19 a começar a espalhar-se pelo mundo, ainda apenas endémico, quando tomámos a difícil decisão de terminar todos os nossos esforços como ‘Xbox PT Dummies’. Tínhamos batalhado de tantas formas e feitios por 3 anos, contentes com todas as conquistas da comunidade e pessoais, ficando também de coração partido por todos os impasses que íamos enfrentando. Num dia parecia que tudo se conseguiria fazer acontecer com trabalho, esforço e persistência, para no outro sentirmos que tudo nos fora sendo arrancado aos poucos até se desmoronar.

O site dos Dummies, em meados de 2017/2018

Todos os dias desde 2017 a 2020 foram de muito sacrifício, suor, alegrias, surpresas inesperadas e lágrimas. Mas nada foi feito do dia para a noite, nem nada conquistado sem merecimento. E nada disso teria sido possível sem todos vocês. Seja nas redes sociais, do Mixer para o Twitch, nos convívios no Porto e Lisboa, como parte dos bastidores da equipa ou espectadores. Vocês constituem o que são os Dummies.

Mas, infelizmente, e como foi dito nos primeiros meses de 2020, a nossa procura em conseguir um consenso por parte da Xbox não resultou. A marca ainda hoje demonstra poucos sinais de investimento global, incluindo neste canto lusitano. Na verdade, foi um misto de coisas, de querermos transformar a nossa paixão em algo rentabilizável, em contar com o apoio da Xbox e em encontrar alguma realização pessoal. E nisto, sim, fui um grande factor.

Realizar projectos que começam de uma pessoa não é fácil. Nada se conquista a solo, e amigos, companheiros e parceiros na luta são cruciais. Todos têm um papel fulcral em qualquer projecto, por muito pequeno que possa parecer. Liderar uma equipa de voluntários é desafiante e, pura e simplesmente pela natureza humana, uns partem, outros cansam-se, outros desaparecem e poucos são os que acabam por ficar. Todos temos as nossas vidas, os nossos sonhos, as nossas ambições, os nossos objectivos, para além da nossa saúde, família, vida social, vida de gamer. Não é fácil conciliar tudo.

Acabar com tudo o que estávamos a fazer com os ‘Xbox PT Dummies’ foi a decisão mais difícil que tive de tomar. Mentalmente, estava exausta, depressiva, angustiada, desmotivada. Estava, aos poucos, a deixar de ser eu, ironicamente, por algo que era apaixonada. Senti que tive que escolher a minha vida e saúde em detrimento dos meus sonhos. Lembro-me claramente de dizer “-Nada- merece isto.”

E entretanto a pandemia chegou. Mais desafios chegaram e o mundo estagnou para toda a gente. Uns conheceram a ansiedade, o pânico e a depressão. Outros estavam a tentar sair dela. Foi um golpe duro para todos por diversos níveis da vida de cada um e, por aí perdido, mais uma vez as velhas questões: qual o meu propósito e lugar no meio de tudo isto?

X019, Londres

Dos que aqui passam, alguns provavelmente vão sentir que é de vocês que estou a falar. Talvez até seja. As gerações passadas, o sistema educacional, tudo falhou connosco. Saímos da aprendizagem para o mundo do trabalho como cordeiros atirados aos lobos, levados a acreditar noutra realidade. E na Arte e na Cultura, a realidade é muito dura. São muitos de nós que sentem sem objectivo de vida, que se sentem perdidos, sem vocação ou sem quem valorize os seus talentos. Procuramos construir um mundo melhor sem acesso às ferramentas para o fazer.

Sempre fui uma sonhadora. Gosto de acreditar que basta um passo, uma acção, uma palavra, para fazer toda a diferença entre nos conformarmos com o que somos levados a acreditar e o aspirarmos a ser o melhor que temos para oferecer ao mundo. Sou também uma pessoa que se move muito pela intuição, pelo que o coração sente, e o meu ainda batia de fogo sem chama onde acender de cada vez que alguém me perguntava pelos Dummies. Lembrava-me de todos os sonhos que eu tive para a comunidade Xbox, para a indústria gaming, para as pessoas que procuram sentir que pertencem a algum lado, não só em Portugal como pelo mundo. Há coisas entusiasmantes, maravilhosas nesta vida a desfrutar, e depois há aquelas que ressoam na alma e nos dizem “É isto.” Aquelas que nos fazem vibrar e nos movem com um propósito sem igual. E acredito que o que nos move assim é o que nos é destinado, de uma forma ou outra, seja onde nos levar, pelas trevas ou pela bonança.

E nisto entraram os amigos e confidentes de novo. Aqueles que sempre nos apoiaram e viram o que fazíamos, que ouviram as nossas preocupações em trazer os Dummies de volta e nos deram aquela energia extra que precisávamos para voltar a acreditar, para delinear as possibilidades e as opções, para tentar mais uma vez. Mais fortes, mais experientes, melhor preparados e organizados.

Por este motivo, no último ano temos traçado um plano cheio de ideias, conceitos de coisas que gostávamos de ver na comunidade gaming portuguesa, e até um pouco pelo mundo. Tudo isto, enquanto se ponderou também formas de rentabilizar o projecto para todos.

O que vêm aqui hoje, é ainda fruto do trabalho voluntário de pessoas incríveis da língua portuguesa que demonstraram interesse em participar, aprender e dar ao mundo o que têm de melhor, que ainda iremos todos conhecer e descobrir. Peço-vos que os recebam de braços abertos, que dêem oportunidade independentemente da sua experiência, e que procurem sempre conhecer o seu trabalho, seja em que formato for. Apelo também que sejam compreensivos, tolerantes e amigáveis, pois todos têm, como vocês, as suas lutas, metas e vidas.


O site é apenas o início do que temos para oferecer, e o que nos reserva é impossível de saber. Há coisas que ficam fora das nossas mãos e deverão ser entregues ao curso do mundo. Podemos apenas fazer o nosso melhor com as ferramentas que temos à disposição, esperando que as nossas iniciativas sejam do vosso agrado.

É esta a carta que tenho para vos escrever, com a esperança que seja o recomeçar de algo inédito, pioneiro e especial, sempre com a mesma paixão pela Xbox (e pelos videojogos) nos corações e com o mesmo optimismo e bom humor.

Convido-vos a explorar o nosso espaço para saber mais, nomeadamente sobre nós, a nossa missão e a equipa que ajudou a trazer os Dummies das cinzas.

A todos o meu maior e profundo obrigada.

Isto não é possível sem vocês.

Até já,

Catarina Ferreira

(Co)Fundadora dos ‘DUMMIES’

COMUNIDADE DUMMIES

Vamos crescer juntos

#GamingIsAWorldChanger
Send this to a friend