Sabem, o mundo dos videojogos anda absolutamente incrível. Os AAAs andam à marretada a ver se não se engasgam nas próprias armadilhas, e os indies têm surpreendido cada vez mais. Alguma vez sentem que têm uma carrada de títulos instalados, ou a lista crescente do Xbox Game Pass, talvez as ofertas da Epic Games Store, ou os descontos do Steam e ficam a olhar para o ecrã e pensar que, apesar de tanta coisa boa, nem sabem bem por onde pegar? Eu por vezes sinto a falta de ficar agarrada a um jogo, como fiquei com “Earthlock”, “The Wild At Heart” ou… “Ikonei Island: An Earthlock Adventure”!
Tive a oportunidade de fazer parte dum teste restrito e secreto, graças a um convite da Snowcastle Games feito a todos os que acompanham o seu jogo de perto com uma subscrição à sua Newsletter. Sorte a minha ter feito isso, porque estive a experimentar um pouco desta nova aventura.
Ah, e antes que me esqueça, por favor corram porque há uma Beta Aberta até dia 1 de Julho, na loja Steam!
NOVO TRAILER DE “IKONEI ISLAND”
“Ikonei Island: An Earthlock Adventure” trata-se de um jogo de aventura com elementos de construção e montagem numa ilha lindíssima cheia de ruínas do passado, criaturas mágicas e muita coisa para fazer. O contexto narrativo que nos apresentam diz-nos que o escudo que protegia Ikonei Island desapareceu, fazendo com que uma abundância excessiva de magia corrompa a flora, transformando as plantas em monstros. Além disso, piratas chegaram para capturar e comercializar vida selvagem. Teremos que descobrir os segredos desta ilha para restaurar o equilíbrio.
Bem, foi sem expectativas que cheguei ao teste fechado e fui surpreendida. Já tinha jogado “Earthlock: Festival of Magic” quando foi oferecido nos Games With Gold em 2016, e não descansei enquanto não terminei tudo, inclusive as conquistas. Portanto, claro que estou à espera de “Earthlock 2” e tive curiosidade em visitar a Ikonei Island. É uma plantação de terra no meio do oceano cheia de vida, onde encontrei uma praia desolada por uma tempestade e uma data de recursos para apanhar. Temos direito a um inventário para coleccionar diversos tipos de coisa para diferentes fins. A experiência começa de forma suave e sem grande direcção, mas é fácil descobrir a sucessão que devemos seguir. Esta ilha cheia de sapos – que precisaremos para desbloquear áreas de construção – é estranha e misteriosa, contendo diversas ruínas muito centradas nestes anfíbios. Porquê? Ainda estou por descobrir, assim que o jogo lançar na minha plataforma de eleição. E sabem que mais? Mal posso esperar, porque não me lembrava de ficar tão interessada em investir o meu tempo num jogo do género talvez desde que joguei “Spiritfarer”.
Estando ainda em fase de concepção, saindo este ano em Early Access, há muita coisa que de facto podemos ver a ser melhorada. Primeiramente, existe uma funcionalidade que descobri apenas uma hora depois, e que não parece ainda muito clara. Não controlamos apenas uma personagem e sim quatro, podendo seleccionar uma a qualquer momento através do mapa, que nos leva ao local onde se encontram.
Este é outro aspecto que devia receber alguma atenção e tem muito espaço para melhorar. Em jogos de mundo aberto cheios de marcos, áreas e zonas de interesse, é importante ter um instrumento de apoio que nos ajude a localizar-nos no meio de tanta coisa. O estilo artístico deste não ajuda a interpretar o que vemos, e há poucas formas de nos orientarmos sem grandes indicações visuais de algum ponto de referência. Em adição, também já tive um problema devido à sobreposição de ícones, sem poder seleccionar aquele que queria porque deixei uma personagem na mesma área que outra coisa qualquer. E seria óptimo poder colocar waypoints e etiquetas no mapa para personalizarmos a nossa aventura à nossa maneira. Muito ao estilo do que me ajudou a saber que áreas estavam restritas e porquê em “The Wild At Heart”.
Não passei tempo suficiente neste pequeno vislumbre para comentar muito mais. O jogo parece sólido com imensas horas para nos entreter, e o facto de me prender a querer continuar é o que me incita a dizer-vos para experimentarem.
Lembra-te que podes também jogar na Open Beta até dia 1 de Julho através do Steam. Se ficares fã, podes juntar-te ao Discord oficial da Snowcastle Games para discutir as tuas ideias e opiniões. O jogo depois irá lançar por completo numa data ainda por anunciar, para o PC, Nintendo Switch, PS5, PS4, Xbox Series X|S e Xbox One.