Há algumas horas, um pequeno conjunto de imagens surgiu na página de “Dead Space” na loja Xbox, impressionando os jogadores. Numa altura em que o género horror parece estar na berra, também a Motive Studios quer deixar a sua marca.
Entre novas histórias, com “Scorn” e “The Callisto Protocol“, ou grandes regressos, o estúdio da Electronic Arts promete trazer um remake para além do habitual. É pelo menos esta a premissa deixada no primeiro de vários artigos sobre o desenvolvimento do jogo em “Inside Dead Space”.
O título poderá ser jogado tal como o original, no que toca ao seu conteúdo e história. Mas além de melhorias no grafismo e jogabilidade, o estúdio está a acrescentar mais lore através de missões secundárias.
AS NOVAS IMAGENS DE “DEAD SPACE”
“Dead Space” não terá somente uma nova cara completamente feita de raiz, como recebe novo conteúdo. O original, no entanto, permanecerá intocado.
Isso é frisado por Philippe Ducharme, Produtor Sénior do jogo: “Primeiro, honramos o legado. Olhámos para o jogo original com o maior respeito. Portanto, as fundações principais irão permanecer as mesmas. No entanto, estamos a fazer várias optimizações à experiência para torná-la incitante tanto para novos jogadores como para os que retornam.”
Aliás, como o Director Técnico de Projecto, David Robillard, afirma, este jogo icónico, quase de “culto”, é muitas vezes referenciado como um dos melhores do género. E parece que convidaram fãs hardcore para garantir que o que tornava “Dead Space” um ícone, permanecia. A cada seis semanas, um grupo restrito de membros da comunidade dava o seu feedback no jogo em construção, algo que ainda é muito raro na indústria, mas parece ter trazido muitos pontos positivos.
MAIS CONTEÚDO
O remake do título de 2008 acaba por se tornar muito mais moderno. O lore extra, colocado em “Dead Space 2”, “Dead Space 3” e banda desenhada, foi injectado no projecto. Por exemplo, Isaac tem voz, seguindo a tendência das sequelas; e personagens secundárias que antes só tinham presença em audio logs, agora têm o seu tempo de ecrã, sendo Dr. Cross uma delas. Outras, como Nicole, receberam mais background para suportar a sua narrativa. Há uma nova interacção trazida por missões secundárias, onde poderemos também descobrir o que aconteceu à companheira de Isaac durante o surto.
NOVO MOTOR DE JOGO
Em 2008, a Visceral Games usou o Havok para construir “Dead Space”. Neste remake, a Motive Studios está a utilizar o Frostbite. Isto significa que todas as animações, objecto, textura e efeito foram refeitos de raiz.
Esta foi também uma oportunidade para dar uma nova direcção ao título, que corre como uma única filmagem sequencial, sem cortes de câmara nem ecrãs de carregamento do início ao fim (a não ser que morras…).
Além disto, a Ishimura está completamente interligada, o que significa que podes deslocar-te entre as diferentes áreas, visitar a nave por inteiro e revisitar lugares para, por exemplo, apanhares algo que te escapou.
Roman Campos-Oriola, o Director Criativo do projecto, acrescenta que as zonas de gravidade zero são mais fluídas, com maior liberdade 360. A sensação de estar, realmente, no espaço foi recriada, com novas formas de navegar, novos caminhos, ambientes e desafios.
MELHORIAS GRÁFICAS
(…) com o poder computacional que temos agora, somos capazes de puxar a iluminação muito, muito, muito mais longe. (…) o sistema de desmembramento e ‘descasque’ que temos agora é muito fixe (…); mais dinâmico, mais estratégico.
Quando começas a disparar, vês a pele e a carne a serem arrancadas do corpo do inimigo, e então começas a ver os ossos debaixo, e então podes cortar os ossos e corta o membro, e por aí fora.”
David Robillard, Director Técnico de Projecto “Dead Space”
MAIS EM OUTUBRO
De acordo com o jornalista freelancer Tom Henderson, alguns membros da imprensa europeia tiveram acesso a uma versão do jogo esta semana. Quando o embargo desse conteúdo levantar, em meados de Outubro, a própria Electronic Arts deverá ter mais novidades.
Entretanto, de acordo com fontes de Henderson, após várias horas de experimentação, a imprensa parece estar optimista com o projecto.
Enquanto se espera, relembramos que “Dead Space” está previsto lançar a 27 de Janeiro de 2023 para a Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC.