EM ACTUALIZAÇÃO (15h40, 19 de Setembro, 2022):
- A Rockstar Games emitiu um comunicado oficial, confirmado os leaks de GTA 6;
- O desenvolvimento do jogo deverá prosseguir sem interrupções;
EM ACTUALIZAÇÃO (11h56, 19 de Setembro, 2022):
- O código de fonte vendido por 100,000$ dólares americanos era falso, colocado à venda por alguém a passar-se pelo autor do crime;
- A conta do hacker no Telegram (que utilizou para comunicar) foi apagada;
- O hacker terá apagado a conta porque a sua localização teria sido comprometida (a identidade do autor do ataque não é conhecida publicamente);
- A Take-Two Interactive pediu a remoção de todo o conteúdo no GTA Forums. Todos os posts do hacker foram apagados.
Este é um dos casos mais inusitados até à data. O código de fonte dum jogo poderá ser equiparado à sua identidade por completo, o que o torna vulnerável a ataques cibernéticos, cheats e até colocação de vírus que infectem os computadores dos utilizadores. O trabalho e recursos para rescrever o código, poderá significar um atraso de vários anos no seu lançamento, ou o seu cancelamento total.
Ainda não foi feito um comunicado oficial pela Rockstar Games ou pela empresa-mãe.
EM ACTUALIZAÇÃO (20h48, 18 de Setembro, 2022):
- Take-Two Interactive começou a denunciar conteúdo por violação de direitos DMCA;
- Hacker responsável pelo vazamento pretende negociar com a Rockstar Games: o resto do conteúdo que ainda não terá colocado em público, por uma quantia de pelo menos 5 dígitos;
- Hacker afirma ainda ter o código de fonte dos jogos “GTA V” e GTA 6, e que não pretende vender nem revelar o segundo;
- Alguém terá comprado o código de fonte por 100,000$ dólares americanos em bitcoins;
Este caso já se tornou um dos mais graves de que há história na indústria. Ainda ninguém do estúdio ou empresa parente se manifestou publicamente. Se o código de fonte ou source code vazar, poderá significar o fim do GTA Online. Isto porque com o código, qualquer pessoa terá forma fácil de criar cheats e, efectivamente, arruinar a experiência de jogo. Em adição, os leaks do GTA 6 poderão ter atrasado o projecto por mais um par de anos.
ARTIGO ORIGINAL:
Ooooof, que esta foi forte! Nesta manhã tranquila de Domingo, a comunidade e indústria gaming foram apanhadas de surpresa com um enorme vazamento de GTA 6. Neste momento, dificilmente se falará de outra coisa, e por bons motivos.
“Grand Theft Auto V” lançou em 2013 e desde então recebeu inúmeros lançamentos/ports/actualizações para as últimas 3 gerações de consolas. O sucesso de “Grand Theft Auto Online” prolongou a vida do GTA, gerindo algumas críticas de fãs que anseiam a próxima história da Rockstar Games da série.
Em Julho, a Bloomberg reportou que o estúdio estaria a trabalhar no esperado GTA 6. O artigo chegou a referir alguns pormenores, nomeadamente uma personagem feminina como protagonista, a cidade de Miami como palco principal, e uma data de lançamento esperada para 2023 ou 2024.
PRIMEIRO TRAILER DE “GTA V” LANÇOU HÁ 10 ANOS
Ainda a Rockstar Games não teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho ao seu ritmo e desejo, um grupo de hackers já acedeu a ficheiros de GTA 6 e publicou na internet 90 vídeos. O conteúdo foi partilhado pelo utilizador teapotuberhacker no GTA Forums. O autor deste leak disse também ser responsável pelo hack ocorrido à Uber, também esta semana.
Os 3GB de vídeos foram também colocados no Youtube, e rapidamente se espalharam pela ferramenta mais actual da humanidade, a Internet. O responsável pelo vazamento afirma que haverá mais informação em breve, inclusive código fonte de “Grand Theft Auto V” e GTA 6, assets e construções de teste.
Quem tiver curiosidade, certamente não terá dificuldade em encontrar o conteúdo online. No entanto, vale lembrar que o que foi partilhado não é um produto final. O desenvolvimento dum jogo passa por muitas fases distintas, e muito do que se pode ver nos vídeos é quase como um esqueleto da sua forma final. Por isto mesmo, os estúdios preferem revelar o seu trabalho quando sentem que está num estado apresentável, pelo que esta situação será um dia muito difícil para as centenas de pessoas que estão a trabalhar no jogo.
Para já, nem a Rockstar Games nem a sua empresa parente, Take-Two Interactive, emitiram qualquer comunicado. Nada indica que os vazamentos sejam falsos e, infelizmente, não é a primeira vez que o estúdio sofre com eles.