Após adquirir os antigos estúdios da Square Enix o grupo Embracer, a Crystal Dynamics e a Eidos-Montréal, anunciaram que estão em pleno controlo das suas séries de jogos como Tomb Raider e Deus Ex.
A 2 de maio de 2022, a Embracer Group AB (Embracer) entrou num acordo de US$ 300 milhões para adquirir a Crystal Dynamics, Eidos-Montréal, Square Enix Montréal e um catálogo de IPs, incluindo Tomb Raider, Deus Ex, Thief, Legacy of Kain e mais de 50 jogos do catálogo anterior da SQUARE ENIX HOLDINGS CO., LTD.
Tendo fechado com sucesso o acordo em Agosto, Crystal Dynamics e Eidos-Montréal tornam-se os proprietários oficiais dos jogos que desenvolveram e os controladores da jogabilidade e dados pessoais relacionados a eles. Ambos os estúdios atualizaram seus Termos de Serviço e Aviso de Privacidade (via VGC) em seus sites correspondentes, destacando alguns de seus principais ativos.
Estamos entusiasmados para informar-vos que a Crystal Dynamics tomou controlo de diversos franchises de jogos — incluindo Tomb Raider e Legacy of Kain — dos anteriores donos dos jogos Square Enix Limited.
Declaração da Crystal Dynamics
Para colocar as coisas de forma simples, a grande mudança é que a Eidos-Montréal (ou suas afiliadas) é agora a dona dos jogos que desenvolveu, como os jogos Deus Ex e Thief, e o controlo da informação obtida das várias métricas de jogabilidade rastreadas nos seus títulos.
Declaração da Eidos-Montréal
Curiosamente, os estúdios não mencionaram os últimos títulos de ação licenciados pela Disney, “Marvel’s Avengers” e “Marvel’s Guardians of the Galaxy”. O que, possivelmente, significa que o Embracer Group ainda precisa de aprovação da Marvel e da Disney para continuar a desenvolver novos títulos com base nesse IP. Nenhuma das partes comentou oficialmente o caso desde que o acordo foi concluído.
Então e tu, já alguma vez jogaste um jogo da Square Enix?