– REVIEW POR FRANK ALVES –
For The Warp é uma curiosa mistura de RPG de turno/tático roguelike com jogos de naves espaciais. Assim como na maioria dos jogos de tabuleiro, você precisa estudar o ambiente e a trajetória dos inimigos, decidindo o melhor caminho e o momento de lutar ou fugir.
A premissa é simples: seu objetivo é alcançar o portal mais próximo da área, levando-o para outro território e assim por diante, até chegar ao seu destino final e entregar a sua encomenda. Entretanto, muitos desafios estarão no seu caminho. No começo, “For The Warp” me pareceu fácil; o início, como era de se esperar, é bem suave e dá tempo de você conhecer a dinâmica do jogo. Mas não se engane, é um jogo fácil de começar, mas difícil de dominar.
Um embate mal avaliado rapidamente traz o arrependimento de não ter se preparado ou pensado melhor. E muitas vezes, os erros são fatais aqui. Funciona assim: você possui um deck de cartas, e elas são disponibilizadas para o seu uso de forma aleatória. Seu sistema de ataque, defesa e buffs são baseados nelas, e você as compra ou adquire aleatoriamente, montando assim o seu leque de possibilidades. Então, você começa com algumas cartas padrões e simples, e ao explorar a galáxia e enfrentar inimigos, vai adquirindo novas das mais comuns até as altamente raras.
Escolhemos no mapa qual o caminho a seguir, buscando ou evitando os inimigos. Você pode ver o que há no caminho com uma certa previsibilidade, não muita, pois as coisas vão mudando à medida que você se movimenta. E quando você entra na área do inimigo, ou de outro objeto, a visão muda para um menu de escolhas ou para o modo de combate. Aqui, você está de frente com um jogo de turno clássico, com a única diferença de que suas ações dependem exclusivamente do seu deck de cartas e do surgimento aleatório delas. Também é possível melhorar isso, mas vai depender do seu uso inteligente também.
Ou seja, é muito importante ter o controle total das capacidades da sua nave, desde a decisão de explorar mais um pouco devido ao seu HP ou combustível baixo, até o risco de encontrar uma tropa estelar cheia de poder de fogo.
Como um bom jogo de turno, em “For The Warp”, você escolhe qual é o momento certo de atacar, fortalecer a sua defesa ou ainda guardar pontos para o turno seguinte, pensando sempre antecipadamente no que o inimigo pode fazer. Cada carta tem o seu custo, então de nada adianta uma carta poderosa se você não tiver energia suficiente.
“For The Warp” tem ainda toda a gestão do dinheiro, o risco de vender alguma carta que você não entende direito, mas que pode ser útil na partida seguinte, ou conseguir novos recursos, experimentar novas estratégias, explorar naves e locais à deriva. Enfim, são muitas as possibilidades!
Os equipamentos passivos dão uma boa ajuda; esta característica do roguelike também está aqui. Então já sabe que morrer e tentar de novo faz parte da experiência. Nem tudo fica perdido. Inclusive, consegui novas naves espaciais, algumas até com melhor defesa, tornando a próxima tentativa menos penosa. Não há motivo para ter medo de morrer, pois toda esta aventura vai te levar cada vez mais longe!
Gostei muito da experiência. “For The Warp” é um jogo em pixel art muito bonito, que traz um bom desafio e um gameplay envolvente, que incentiva o jogador a pensar em várias estratégias e suas consequências. Indicado aos fãs de RPG tático em formato de tabuleiro e que curtem o tema espacial com direito a grandes batalhas e surpresas.
PRÓS
- Pixel art bonita;
- Óptimos recursos sonoros;
- Jogabilidade responsiva;
- Divertido.
CONTRAS
- Algumas ações simples precisam de cliques a mais nos botões;
- Visibilidade das cartas é limitada, obrigando a clicar para ver.
| Título | For The Warp
| Plataformas | Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Switch e PC
| Género | Cartas, Estratégia, Roguelike
| Estúdio | Massive Galaxy Studios
| Publicadora | ImaginationOverflow
| Preço | 17,49€
Site Oficial
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