The Invincible – Review

Stanislaw Lem, um prolífico autor polaco de ficção científica, deixou uma marca inesquecível com uma multiplicidade de romances que não só revelaram a sua proeza literária, como também demonstraram uma capacidade extraordinária de prever feitos futuros. Uma das suas obras mais notáveis, “The Invincible”, escrita em 1964, serve como material de base para uma experiência de jogo inovadora.

Num ano saturado de lançamentos com temas espaciais, “The Invincible” destaca-se como uma experiência de jogo narrativa de ação e aventura na primeira pessoa, oferecendo um afastamento da tendência de mundo aberto. Ao contrário dos seus congéneres, este jogo privilegia a narração de histórias em detrimento da ação pura e simples, convidando os jogadores a mergulharem numa narrativa mais focada e linear.

© 11 Bit Studios

A aventura começa no fascinante planeta Regis III, caracterizado pelas suas deslumbrantes paisagens de areia, céus cor-de-rosa e terrenos rochosos aparentemente desprovidos de vida, exceto nos misteriosos oceanos. Os jogadores assumem o papel de Yasna, uma bióloga e membro da equipa de exploração da Commonwealth. Yasna acorda sem qualquer memória do seu objetivo no planeta e, à medida que mergulha em territórios desconhecidos, as suas memórias esquecidas ressurgem, guiando-a através dos enigmáticos segredos do planeta e do destino da sua tripulação.

Na sua essência, “The Invincible” é um mistério de ficção científica, semelhante à leitura de um romance cativante em que o enredo tem precedência. Esta aventura baseada em histórias exige uma apreciação da narração, o que a torna uma experiência interessante para quem gosta de desvendar mistérios. No entanto, para os menos inclinados para as narrativas, a abundância de histórias pode constituir um ligeiro desafio, especialmente durante as longas sequências de diálogo.

© 11 Bit Studios

O jogo desenrola a sua narrativa ao longo de aproximadamente oito horas, revelando gradualmente um mundo satisfatório e intrigante habitado por personagens bem elaboradas. A narrativa visual é excecional, caracterizada por uma estética espacial retro dos anos 60, misturando na perfeição sistemas analógicos com elementos de ficção científica de baixa qualidade para criar um ambiente visualmente deslumbrante.

Embora “The Invincible” não seja um jogo de mundo totalmente aberto, incorpora elementos de mundo semi-aberto, permitindo aos jogadores explorar livremente dentro de certos limites. A navegação é fácil, embora a ausência de um botão de salto exija que os jogadores se aproximem de rochas ou saliências de forma estratégica. O jogo introduz várias engenhocas, tais como binóculos espaciais e dispositivos de exploração, acrescentando camadas de envolvimento para além da mera exploração.

© 11 Bit Studios

Independentemente da opinião de cada um sobre a narrativa, o aspeto visual de “The Invincible” é nada menos que sublime. Inspirado na arte pop dos anos 60, o jogo apresenta paisagens de cortar a respiração, horizontes vívidos e momentos de pura beleza. Os níveis interiores mantêm um elevado nível de detalhe, adoptando uma paleta de cores pastel que faz lembrar uma época passada.

A experiência auditiva complementa o espetáculo visual, com um trabalho de voz louvável e uma banda sonora cativante. Os momentos em que a personagem principal canta em solidão dão um toque de humanidade à imersão na natureza selvagem, enquanto a banda sonora oscila entre crescendos dramáticos e batidas mais calmas e contemplativas.

© 11 Bit Studios

“The Invincible” está preparado para dividir opiniões; é uma aventura narrativa que pode não agradar a toda a gente. Para aqueles que procuram uma viagem estimulante num mundo meticulosamente criado, dispostos a tolerar o ritmo deliberado ditado pela mecânica do jogo, “The Invincible” promete uma escapadela interestelar que vale a pena empreender.


PRÓS

  • Narrativa impressionante;
  • Efeitos visuais sublimes;
  • Banda-sonora e voice acting brilhantes.

CONTRAS

  • Ritmo de jogo pode não ser do agrado de todos.

| Título | The Invincible
| Plataformas | Xbox Series X|S, PlayStation 5, e PC
| Género | Acção, Aventura
| Estúdio | Starward Industries
| Publicadora | 11 Bit Studios
| Preço | 29,99€
Site Oficial

REVIEW Face - A NÃO PERDER

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8/10


Código de review foi providenciado pela Starward Industries através da Evolve PR.
Foi utilizado uma Xbox Series X para esta review

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