Após o desenvolvimento dos jogos da franquia Project Cars da Slightly Mad Studios, o primeiro em 2015, o segundo em 2017, e o mais recente em 2020, a Electronic Arts deu agora a série como encerrada. Após a sua aquisição à Codemasters em 2020, por 1.2 mil milhões de dólares, este já não é um investimento seguro para a EA.
O jogo tinha presença nas plataformas Xbox, PlayStation e PC, e com o “Project CARS GO” apenas para Android e IOS. Project Cars 1 e 2 já tinham sido removidos das lojas digitais. A EA, em declarações à imprensa, diz ter concluído que o jogo não tem futuro. A série da Slightly Mad Studios terá assim morrido.
Internamente, não se sabe ainda ao certo, como vão ser afetados os seus funcionários. A EA afirmou que os envolvidos no desenvolvimento do jogo serão transferidos para outros projetos, conforme a disponibilidade.
Em informações à GamesIndustry.biz, a Electronic Arts diz que tomou a sua decisão após uma avaliação, ao concluir que o Project Cars teria, provavelmente, pouco sucesso no futuro, ou que não teria sequer lugar na sua categoria de carros de corrida.
Nas suas declarações, o porta-voz da EA terá dito que foi feita a atualização do portfólio de jogos de corridas e que, com o pouco potencial de crescimento do jogo a longo prazo, decidiram parar o investimento na franquia.
Decisões como estas são muito difíceis, mas permitem-nos dar prioridade ao nosso foco em áreas onde acreditamos ter a mais forte oportunidade de criar experiências que os fãs irão adorar. Estamos a concentrar-nos nos nossos pontos fortes de jogos de corrida, particularmente em PIs licenciados e experiências de mundo aberto, e a expandir as nossas franquias, com serviços ao vivo a longo prazo que envolverão as comunidades globais.
Os jogos estão no centro do entretenimento desportivo e de corrida, e com a mudança das expectativas dos fãs, reconhecemos a necessidade de evoluir os nossos jogos para além do puro jogo, proporcionando experiencias para os fãs também verem, criarem e ligarem-se aos seus amigos.
Estamos a trabalhar com todas as pessoas afetadas por esta decisão, para as colocarmos em funções adequadas dentro da EA Sports, onde seja possível. A nossa prioridade nesta transição é dar agora o maior apoio possível aos nossos.
Porta-voz da EA
Recorde-se que o jogo, “Project Cars 3” venceu em 2020 o prémio de melhor jogo, na categoria Best Simulation Game da Gamescom 2020. Isso não fez com que a EA continuasse a apostar na franquia.