O Futuro das Conferências

Desde a pandemia que os eventos de marcas associadas ao mundo do gaming se tornaram um fenómeno. Ao início, eram “apenas” conferências digitais. Agora, o nome showcase ganhou toda uma vida própria. Ao ponto de, por exemplo, a E3 já falar num regresso presencial para 2023, mas sem descartar uma aparição online.

De resto, este é um formato que merece todos os créditos! Aliás, gostaria que os serviços de streaming seguissem o exemplo da nossa indústria para divulgarem as suas novidades. Bem como a Netflix, com o seu próprio evento inserido no Summer Games Fest.

As principais marcas associadas aos videojogos dividem, no entanto, o seu calendário de conferências de formas diferentes. A PlayStation costuma optar pelos State of Play, de meia hora, para partilhar “pequenas” novidades. Depois, lá para o fim do verão guardam espaço para “partir tudo”. Já a Xbox prefere apostar na E3, e guardar algumas novidades para a Gamescom e “Hellblade” para os The Game Awards (assim tem sido).

O modelo que mais me cativa, sendo completamente sincero, é o da Xbox, porque sinto que os State of Play trazem consigo a ideia de que não há muito para se mostrar. É mais uma aparição esporádica do que propriamente uma demonstração de força.

Ainda assim, há que dizer que este tipo de conferência tem um público extremamente difícil de agradar! Para os dois lados… (Sem esquecer as Nintendo Direct, a que não faço referência direta no artigo, porque representam um campeonato à parte.) É que o pessoal gosta muito de gameplay, mas depois chateia-se quando não vê aqueles teasers CGI de jogos que vão lançar para daí a 3/4 anos…

Competições à parte, acredito que Xbox e PlayStation manterão o mesmo modelo nos próximos tempos. Do lado verde, os eventos podem ficar ainda mais explosivos com a adição da Activision ao catálogo e, claro, com o Game Pass. Do lado azul, espera-se mais destaque e relevo dado aos seus jogos, em mais alturas do ano, para que tenhamos a sensação de presença da marca sempre!

Porém, de uma forma ou de outra, estamos a ser bem mimados!

COMUNIDADE DUMMIES

Vamos crescer juntos

#GamingIsAWorldChanger
Send this to a friend