Funcionários da Microsoft queixam-se de má conduta e abuso

Recentemente, alguns funcionários e ex-funcionários da Microsoft vieram a descrever o que vai acontecendo dentro da empresa, por parte de alguns dos seus executivos.

Os líderes Alex Kipman e Tom Keane, assim como o antigo vice-presidente executivo Terry Myerson, foram alvo do descontentamento dos funcionários que se queixam de alguns maus tratos, onde se incluem a má conduta e abuso verbal.

São muitos os funcionários que dizem que estes executivos estão impunes apesar das suas ações no seio da empresa. Os casos ocorrem já desde o tempo de Steve Ballmer e Bill Gates sendo que estes últimos já deixaram os seus cargos na empresa. Gates deixou o cargo de CEO em 2008, afastando-se por completo em 2020 após investigações relativas a uma relação com uma funcionária.

Por exemplo, Kipman, que já está na empresa faz mais de 20 anos, foi apanhado a ver pornografia virtual em uma das reuniões da empresa e terá tido outras atitudes que não resultaram nas devidas reprimendas. Este parece ser conhecido como tendo algum preconceito para com as mulheres.

Em relação a Keane, outro membro com muitos anos de casa, foi descrito como alguém que “cortaria as pessoas em pedaços” e que terá repreendido uma funcionária da empresa levando-a até às lagrimas.

Myerson será outro executivo que praticou abuso verbal para com os funcionários, mas que deixou a empresa em 2018 após um incidente em que também repreendeu funcionários durante um evento da empresa.

Segundo um relatório que foi elaborado, os esforços da Microsoft para a igualdade racial deixam muito a desejar. Após o acordo da aquisição da Activision Blizzard, que esteve envolvida em recentes polémicas por queixas de trabalhadores do mesmo tipo, terá sido do conhecimento público que funcionários da Microsoft terão dito que se mostram preocupados com as condições de trabalho na futura fusão. Um afirmou que “Nem sequer conseguimos tomar conta da nossa própria casa. E agora acabámos de comprar uma em pior estado.

Protestos na sede da Blizzard Entertainment em Julho de 2021 © Bloomberg

O QUE TEM FEITO A MICROSOFT

Devido às injustiças no trabalho, no seio da empresa, no ano passado os acionistas da Microsoft pediram que se parasse de ocultar os casos de abusos existentes. Votaram assim para que a empresa informe as suas políticas sobre assédio sexual e as investigações que envolvam os seus executivos.

Ainda não é certo o que a Microsoft, liderada por Satya Nadella, pretende fazer para melhorar as condições de trabalho para que exista um maior respeito para com aqueles que, apesar de subordinados, são também pessoas que merecem ter o devido bem-estar no local de trabalho.

COMUNIDADE DUMMIES

Vamos crescer juntos

#GamingIsAWorldChanger
Send this to a friend