Para quem não sabe, mesmo se o nome acaba por ser muito implícito, metroidvania é um sub-género de jogos do tipo ação-aventura com design, e gameplay, semelhantes aos já míticos Metroid (Nintendo) e Castlevania (Konami). E é como se costuma dizer: “Quando funciona não se muda a receita!”. É exatamente com esse espírito que a Halberd Studios, uma “pequena” (aproximadamente 22 membros) equipa de Guadalajara, México, anunciou “9 Years of Shadows”, previsto para 2023 na Nintendo Switch, PC através da Steam, GOG e Epic Game Store.
Em “9 Years of Shadows” controlas, simultaneamente, uma jovem guerreira “Europa” e o seu companheiro de infância “Apino”, misturando ataques com magia ofensiva e de cura. Análisa cada inimigo para descobrir a sua fraqueza e equipa-te com armaduras mágicas para recuperar um dos quatro elementos.
Recebemos muito feedback valioso, após várias centenas de pessoas terem experimentado “9 Years of Shadows” em eventos como a PAX e Steam Next Fest, e uma excitação geral [pelo título]. Queremos ter a certeza que estamos a altura das expectativas, e entregamos a melhor experiência Metroidvania possível.
Miguel Hasson – Diretor Criativo na Halberd Studios
O estílo visual, que tem na minha opinião uma certa inspiração no universo Saint Seiya, foi trabalhado até ao seu mais ínfimo detalhe, cada píxel, cada palete de cor, tem uma história para contar, e nessa área a jovem equipa Mexicana fez um trabalho estupendo. Mas como um bom jogo não se faz só de visuais e gameplay, a trilha sonora é também um aspeto muito importante. E para este título a Halberd Studios não se privou, trabalhando em estreita colaboração com os famosos compositores Michiru Yamane (série dos Castlevania) e Norihiko Hibino (série dos Metal Gear Solid e Bayonetta).