Google confirma o fim de Stadia

Há meses que se especulava um eventual encerramento dos serviços da plataforma de streaming de videojogos do Stadia. O facto de a mesma não ter acompanhado de forma presente os lançamentos mais recentes na indústria dos videojogos, nem investido em melhorar o serviço nos últimos meses, afastou possíveis desenvolvedores de jogos interessados em publicar as suas criações na plataforma. Assim como jogadores que por sua vez, acabaram por perder o interesse quando tinham outros serviços do género mais competitivos e promissores.

Stadia era o projeto mais ambicioso desenvolvido pela Google até agora que pretendia singrar na indústria dos videojogos e até revolucionar a mesma. A Google chegou mesmo a prometer a realização de parcerias com outras empresas para integrar a sua tecnologia de streaming a outros serviços e novas iniciativas ao qual intitulou de Google Stream, mas acabou por ser demasiado conseguir acompanhar a competição.

© Google

Numa mensagem publicada no blogue da Google, Phil Harrison, o Diretor Geral do Stadia, ditou o final oficial do serviço. O próprio afirma que empresa tem vindo a investir em múltiplos aspetos da indústria dos videojogos, desde a ajuda prestada a developers para lançar os seus jogos na Google Play Store, ao apoio aos criadores de conteúdos através do YouTube. A sua plataforma de streaming prometia uma maior escala de gameplay imersivo que não foi atingida:

“Apesar da sua forte fundação tecnológica, não ganhou a tração com os utilizadores que esperávamos, por isso tivemos de tomar a difícil decisão de começar a desligar o nosso serviço de streaming” -, destaca o líder da empresa, acrescentando a sua gratidão a todos os utilizadores que permaneceram com o serviço desde o início.

No entanto, garante ainda que isto não significa que a Google vai deixar de investir em videojogos. A empresa viu oportunidades para aplicar e continuar o seu investimento em outras áreas, como o YouTube, Google Play e as suas soluções de Realidade Aumentada. Além disso, mantém os planos de disponibilizar os seus serviços a parceiros da indústria que tenham uma visão de futuro:

“Continuamos comprometidos com a indústria dos videojogos e vamos manter o investimento em novas ferramentas, tecnologias e plataformas que alimentem o sucesso dos desenvolvedores e parceiros da indústria, clientes de cloud e criadores.”

Como tal e sem surpresas, a Google anunciou o término definitivo do Stadia a partir do dia 18 de Janeiro de 2023. Os jogadores poderão aceder à sua biblioteca até lá e a Google promete reembolsar todos os seus clientes. Tanto os seus utilizadores, bem como todos os desenvolvedores que estavam já em processo de desenvolvimento de jogos para a plataforma serão reembolsados até meados de Janeiro, o qual esclarecem em mais detalhe no seu Centro de Ajuda.

COMUNIDADE DUMMIES

Vamos crescer juntos

#GamingIsAWorldChanger
Send this to a friend