- O que são jogos free-to-play?
Tal como o nome indica, traduzindo, são jogos grátis para jogar.
- Todos os jogos free-to-play são mesmo gratuitos?
Sim. Há no entanto alguns que poderão aparecer em listas de jogos gratuitos que na verdade se tratam de demos, trials ou episódios de conjuntos maiores.
- Como é que há estúdios a fazer jogos grátis?
Os responsáveis pela criação e publicação dos jogos obtêm lucro através de extras facultativos tais como: moeda virtual, objectos, pontos, personagens, armas, armaduras, e muito mais. Alguns optam por providenciar extras que facilitam a jogabilidade a quem os adquire, o que se denomina de pay-to-win.
- Como é que as empresas ganham lucro através de extras que, na maior parte, podem ser conquistados em jogo?
Na verdade, mesmo em jogos pagos, a maioria dos lucros costuma vir das microtransacções. Há muitas empresas que optam por esta opção e muitos dos jogos mais bem sucedidos são free-to-play. A necessidade de coleccionismo digital acaba por incentivar os jogadores a investir dinheiro real para coisas tão simples como cosméticos.
- Se os extras dos jogos free-to-play facilitam, então teria que acabar por gastar dinheiro para os ter?
Claro que não! Só gastas se quiseres. Os itens são facultativos. Uns escolhem gastar 5€ uma vez na vida, outros gastam 100€ por ano, outros jogam sempre sem nunca gastar um cêntimo. Os jogos free-to-play podem ser jogados livremente. Esse conteúdo pago normalmente apenas acelera o processo, “dando” o(s) item(s) em minutos no que poderia levar-te horas, dias, semanas ou até meses a conquistar enquanto progrides no jogo. No entanto, os jogos free-to-play pay-to-win conseguem desmotivar muitas comunidades e acabam por afastá-las.
- Quais são os jogos free-to-play?
Normalmente as plataformas têm sempre um separador indicado para isto. Na Steam, Xbox, PlayStation e até a Epic Games, que ainda oferece jogos mensalmente.
—————- Nenhuma destas respostas te ajudou? Achas que deveríamos incluir outra? Deixa a tua sugestão nos fóruns! —————-