Cook Serve Forever – Preview

Não sou a fã mais longa desta série de jogos da Vertigo Gaming, mas apaixonei-me por “Cook, Serve, Delicious! 2!!” quando chegou à Xbox lá para 2019, tendo tido o prazer de mostrar a jogabilidade frenética em stream. Quando soube de “Cook, Serve, Delicious! 3?!”, cheguei a escrever uma preview no nosso antigo site, e tentei convencer a equipa a adicionar francesinhas. Falhei… Mas hoje estou aqui para vos dar um aperitivo de “Cook Serve Forever”, a nova aposta do género que vira um pouco o jogo. O título entrou em fase Early Access a 15 de Maio na Steam, estando previsto chegar às restantes plataformas habituais quando lançar em 2024.

Vale salientar que espero que o próximo jogo tenha as iniciais CSBF, porque realmente só falta o B, não fosse o meu nome Catarina Sofia (B) Ferreira. Mas será que “Cook Serve Forever” me assenta que nem uma luva, ou faltará o lado B da vida?

Cook Serve Forever
© Vertigo Gaming | Autoria: Catarina Ferreira

Folgo em saber que a familiaridade de Cook Serve prevalece logo na abertura do jogo, com um estilo musical calmo muito característico ao que já fui habituada. E as mais recentes animações que nos apresentam a história voltaram, impecavelmente executadas. Afinal, em “Cook Serve Forever” acompanhamos a história de Nori Kaga (Elspeth Eastman), uma jovem aspirante a chef que cresceu a ver a rainha da colunária, Chef Rhubarb. Ainda faltará um longo caminho até chegar aos calcanhares da grandeza, e é aqui que entramos em acção, no serviço de carrinho de comida da protagonista.

Este título, no entanto, tem uma jogabilidade bem diferente dos anteriores. Em vez do habitual serviço rápido onde temos que colocar os ingredientes correctos na ordem correcta, “Cook Serve Forever” trata-se mais dum jogo de música e ritmo. Em cada serviço encontramos um cliente de cada vez e temos de pressionar determinadas teclas da forma e ordem necessária. No PC, isto é feito somente com as setas do teclado, dando não só possibilidade para pressionar entre quatro opções, como ainda um tempo específico que requer essa pressão ou uma determinada quantidade de vezes, por exemplo. As opções de pressionar qualquer tecla ou a tecla utilizada na acção anterior dificultam ainda mais a jogabilidade para que não se torne aborrecida. Ou até o pressionar de mais que uma tecla ao mesmo tempo.

Cook Serve Forever
© Vertigo Gaming | Autoria: Catarina Ferreira

Se falhares uma única acção que seja, tens que refazer a linha inteira. Isto é o que irá determinar também o nível de satisfação dos teus clientes. Há ainda um conjunto de modifiers que poderás colocar antes de cada nível. Vale acrescentar ainda que além da história principal existem side quests!

Portanto, se desejas o mesmo tipo de experiência dos títulos anteriores, prepara-te para encontrar algo bem diferente aqui com o mesmo delicious (pun-intended) que encontravas antes em cada ingrediente, refeição e respectivas fases; a música relaxante que regressa de Jonathan Geer; e um traço artístico animador característico – mas bem mais actualizado – da série.

Definitivamente, não é o meu estilo de jogo, pelo que é difícil ter uma opinião imparcial. Ao contrário de “Cook, Serve, Delicious! 2!!” e “Cook, Serve, Delicious! 3?!”, não irei perder tempo com a nova experiência. Afinal, penso que parte da piada da série se devia, efectivamente, à abordagem única da clássica enchente de pessoas esfomeadas na hora de ponta. Mas se jogos rítmicos são a tua cena, parece-me que possas vir a gostar. Diria, o entanto, que se trata duma experiência menos incitante pouco impressionante para o que temos visto até agora.

Cook Serve Forever
© Vertigo Gaming

Esta versão do jogo contém cerca de 25% do conteúdo total, oferecendo, ainda assim, dezenas de receitas e variedades, cutscenes completas e mais. O roadmap de “Cook Serve Forever” é público e poderá ser consultado a qualquer momento. Para o Verão poderemos esperar o modo co-op local. No Outono, chegará o desafiante modo acompanhamento na escola de culinária.

O lançamento final, da versão 1.0, está previsto para o Inverno de 2023/2024. Naturalmente, estas são datas que poderão sofrer alterações a qualquer momento. A cidade solarpunk de Helianthus espera-te já no PC em fase Early Access, estando prevista chegar às consolas principais (Xbox, PlayStation e Nintendo) perto do lançamento final.

Não, a mim “Cook Serve Forever” não assentou como uma luva, mas nem por isso deixa de ser algo promissor para os fãs do género, que poderão talvez deliciar-se com as deliciosas imagens num estilo de jogo que lhes assente bem como um avental na cozinha!


Código de preview foi providenciado pela Vertigo Gaming através do Keymailer.
Foi utilizado um PC para esta review

COMUNIDADE DUMMIES

Vamos crescer juntos

#GamingIsAWorldChanger
Send this to a friend